Materiais:
Enviada em: 27/09/2018

Conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força atue sobre ele mudando de percurso. Os impactos causados pela escassez de água tem se intensificado nos últimos séculos, sobretudo no atual. Com isso, ao invés de funcionar como a força suficiente capaz de mudar o percurso da realidade hídrica mundial, a combinação de fatores como a má gestão dos recursos hídricos, atrelado a falta de políticas de tratamento da água contaminada, acabam por contribuir para a persistência e agravamento desse problema.     Primeiramente, é válido ressaltar que a preocupação com a importância da água no mundo só se evidencia no ano de 1992 quando a ONU lança o "Dia mundial da água". Contudo, a má gestão dos recursos hídricos se mantiveram em estado latente, principalmente em países subdesenvolvimentos onde a concientização social é ainda escassa o que leva a população a não dimensionar a importância da água.    Outrossim, a inexistência de políticas que visem realizar o tratamento de água, sobretudo em países em desenvolvimento. Além, do processo de industrialização tardio e acelerado não houve planejamento na maior parte dos centros urbanos desses países tendo como ponto negativo a falta de saneamento básico, o que faz com que inúmeras vezes sejam despejados em leitos de rios e em alguns casos acabem contaminando lenços freáticos, originando uma reação em cadeia tendo como produto mais escassez.   Contudo, portanto, medidas devem ser tomadas. A ONU como órgão supranacional deve realizar campanhas com o intuito de incentivar a preservação dos recursos hídricos. Além, de realizar parcerias com países que possuam os maiores índices de despedícios de água  através de planos que visem inverter esse quadro. Podendo, também haver políticas nacionais por parte de cada país junto com ONGs como Green  peace uma ONG de preservação da natureza e dos animais. Ademais, A construção de uma conscientização  no meio escolar, tendo como seus responsáveis os respectivos órgãos e ministérios da educação de cada país para que a união de cada medida citada, possa ser a força descritas por Newton capaz de mudar o percurso desse problema mundial ou pelo menos ameniza-lo.