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Enviada em: 29/09/2018

Na narrativa Vidas Secas, Graciliano Ramos relata as dificuldades da vida agreste no sertão brasileiro, na qual o personagem Fabiano é escasso de água e tantos outros direitos. Assim como, voltando-se para realidade, a postura da sociedade atual quanto ao consumo exacerbado gera impactos ambientais, principalmente no âmbito hídrico, que diariamente está esgotando-se, cada vez mais, por não haver projetos eficazes de reversão e sustentabilidade. O que se pode explicar por fatores como a ausência de gestão pública e negligência do corpo social.   É primordial ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da água está ligado diretamente ao nível socioeconômico de cada país, sendo recomendados 50 litros por indivíduo, entretanto o brasileiro utiliza 187 litros diariamente, tal razão por não haver políticas públicas de desenvolvimento sustentável da água. Diante disso, setores industriais e residências não manejam adequadamente esse recurso, o que corrobora à passos largos a realidade cruel de Fabiano.   Dentro desse panorama, o renomado filósofo Paulo Freire afirma que a escola deve atuar como ferramenta de transformação, por exemplo, em estimular projetos que tragam benefícios a população. Entretanto, a educação brasileira negligência no seu papel transformador por não haver nas suas diretrizes projetos de inovação quanto ao uso hídrico social. Por certo, cria-se uma geração pouco crítica quanto a importância da água e do seu papel revolucionário no âmbito científico.   Diante dessa problemática, consta-se que para minimizar os entraves da crise hídrica que assola a contemporaneidade, urge um esforço do Ministério do Meio Ambiente em criar e aperfeiçoar projetos de desenvolvimento sustentável, por meio das prefeituras em auxiliar nas maneiras de reaproveitamento da água, como a sua captação e reutilização, para que todos possam utilizar desse bem finito de forma democrática. Simultaneamente, é necessário que a Secretária de Educação crie feiras de ciências com premiações para estimular os alunos a desea