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Enviada em: 30/09/2018

Na música "Hagua" de "Seu Jorge",relata-se em um dos seus versos:"O seco do deserto está tomando conta do planeta,água doce e bebida potável vai acabar",a realidade da sociedade do século XXI.Podemos ilustrar isso na pesquisa do Data Folha,no ano de 2017,65% da população brasileira já enfrenta problemas  com a escassez de água,principalmente,os indivíduos com o poder econômico fragilizado .Desse modo,rever essa triste realidade que está ligada à carência  de educação escolar e à desigualdade social no acesso desse bem natural é fundamental.          Segundo o pensamento do estudioso Paulo Freire,é importante entendermos que o ensino não se restringe em apenas a transmissão de conhecimento,mas devemos promover chances para que o educador construa pensamentos e reflexões .O que é realidade na sociedade contemporânea brasileira,já que,muitas vezes, os indivíduos,principalmente,aqueles afastados  das regiões metropolitanas ficam banidos de receberem instruções básicas,devido à carência de mais instituições escolares públicas.Um exemplo desses conhecimentos: é a importância de preservar água e maneiras de como realizar esse ato.Podemos ilustrar  o que foi mencionado na pesquisa do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ),no ano de 2016,65% dos brasileiros enfrentaram dificuldades no acesso ao ensino acadêmico ,geralmente,os cidadãos de baixa renda que não têm condição de pagar por um ensino privado.            Outro aspecto que vale mencionar,na obra "Urupês" de Monteiro Lobato,relata-se a história do personagem "Jeca Tatu",símbolo do caboclo brasileiro abandonado pelos poderes públicos às doenças,ao atraso econômico e escolar. O que é realidade na sociedade contemporânea,porventura,algumas pessoas,muitas vezes,não têm acesso água potável ou recebem menos que deveriam,ao oposto de alguns cidadãos que não usa esse bem de maneira sustentável.Na pesquisa da TV ESCOLA,no ano de 2015,registra esse fato,segunda os dados,57% dos brasileiros afastados dos centros das principais capitais do Brasil não têm água digna para seu consumo.            1  Logo,medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário.É fundamental,portanto, a criação de oficinas educativas pelo Ministério da Educação,visando a elucidação das pessoas sobre água e ensinando a como preservar esse bem natural,por meio de palestras de sociólogos em locais públicos ,tais como praças e rodoviárias.Ademais,é essencial que o Ministério da Cultura crie projetos de segurança usando o drone para monitorar os cidadãos nas escolas e shop o seu consumo de água,porventura,policiais treinados vai está fiscalizando os vídeos e registrando os inflatores. Com isso,aos poucos,este problema vai amenizar no Brasil.