Materiais:
Enviada em: 30/09/2018

Desde os primórdios das civilizações a água é valorizada, pois é um dos fatores imprescindíveis para a manutenção da vida na terra.No Egito, o Rio Nilo e suas cheias possibilitavam terras férteis e consequentemente produção de alimentos para os habitantes.No Brasil, apesar de termos as maiores reservas de água por unidade territorial, a problemática da escassez de água esta diretamente relacionada a questão demográfica e utilização e gestão dos recursos hídricos no país.  Em primeiro plano, as reservas de água estão desigualmente distribuídas no país, a região norte com a bacia do Rio Amazonas é a que mais se destaca, porém a exploração é inviável devido aos custos de transporte e impactos ambientais.Em contrapartida algumas regiões sofrem com intensas secas, afetando os reservatórios de várias cidades, sendo cada vez mais preocupante nas cidades mais povoadas como São Paulo.  Ademais, o uso irresponsável dos recursos hídricos contribui para o agravamento do problema em questão, muitas empresas não possuem sistema de reaproveitamento de água, as pessoas em seu cotidiano deixam torneiras abertas, gastam demasiadamente para lavar carros etc.Logo, todas essas questões tem impacto na sociedade,como por exemplo, a disponibilidade de água tratada nas residências,saneamento básico,prejuízos na economia devido aos setores industriais e de agropecuária, entre outros.  Deste modo, é necessário intervenções para diminuir os impactos da escassez de água no país.O poder público aliado a empresas privadas  de tecnologia devem desenvolver aplicativos para celulares que sejam capaz es de informar e rastrear o consumo de água em diversas regiões e mostrar a necessidade de economia em certos momentos ,viabilizado pela isenção de impostos para essas empresas contribuidoras,proporcionando o uso mais responsável por parte das pessoas.Soma-se a isso o papel da mídia na disseminação do uso consciente da água,através de propagandas e debates na tv ,assim podemos diminuir a escassez hídrica no século XXI.