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Enviada em: 01/10/2018

Funcionando como a segunda lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele, mudando-o de percurso, a escassez de água é um problema que persiste na sociedade brasileira há algum tempo. Com isso, ao invés de funcionar com a força suficientemente capaz de mudar o percurso deste problema, da permanência para a extinção, a combinação de fatores familiares com escolares acabam por contribuirem com a situação atual.     Segundo pesquizas, no início do século XXI já consumia-se seis vezes mais água doce do que em 1900. A Organização Mundial de Saúde estipula que a média ideal do consumo humano de água no mundo, diariamente, é de cinquenta litros. Contudo, esse recurso natural não é devidamente utilizado e sim, tem-se o uso inadequado. Prova disso é o fato de as famílias não saberem manusear direito esse recurso, não dando importância e não percebendo o desperdício que se tem ao ficar lavando carros com a mangueira soltando agua o tempo inteiro, também ao lavar louças com a torneira totalmente aberta, e o não controle do tempo de banhos tomados, inevitavelmente, desperdiçando a água. A repetição diária desses fatores caracterizam o problema, dificultando sua resolução. Assim, o ambiente familiar acaba contribuindo para a situação atual da escassez de água.     Ademais, as escolas deveriam estar mais atentas sobre o problema da falta de água e tomando providências para informar os alunos e ensiná-los a importância da utilização adequada desse recurso tão importante, fazendo com que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo a não desperdiçar a água e para que possam levar essa consciência para dentro de casa e em qualquer lugar que estiverem. Porém, as escolas não fazem trabalhos de conscientização para mitigar o problema, a falta de iniciativa e o possível despreparo dos docentes, inviabiliza a mudança do percurso da escassez de água, da permanência para a extinção.     Portanto, fica evidente a necessidade de uma tomada de medidas que realizem a mudança deste percurso. Assim, é interessante que a mídia, por meio de novelas que abordem tal questão, busque orientar as famílias sobre o uso correto da água e a preocupação do seu desperdício. Outrossim, seria importante que o Ministério da Educação, implantasse em todas as escolas do país um programa de combate ao desperdício dos recurso hídricos, com profissionais especializados no assunto, que resolveria o problema de despreparo das escolas. Só assim a família e a escola funcionarão como a força descrita por Newton e mudarão o percurso da escassez de água, da persistência para a extinção.