Impactos da flexibilização das leis ambientais brasileiras

Envie sua redação para correção
    A devastação das riquezas naturais do território brasileiro não é algo novo. Desde a chegada dos europeus à essa terra, até os dias atuais, a flora brasileira é altamente explorada, seja pela extração do pau-brasil, pela devastação da Mata Atlântica ou pelo uso de terras para o agronegócio. Em meio a esse cenário, a flexibilização das leis ambientais proposta pelo novo governo, coloca em risco não só a biodiversidade do país, mas também grande parte da sua cultura. 
      Inegavelmente a retirada dos recursos naturais do país que é popularmente conhecido como país da biodiversidade, traz consequências diretas para o território em sua volta. Por exemplo, com a flexibilização das leis citadas, grandes empresas ruralistas terão uma maior quantidade de terras disponíveis para explorar, o que leva a uma perda de biodiversidade, alteração no clima de áreas próximas e emigração de vetores de doenças. Tais exemplos citados trazem impactos econômicos para os locais em seu entorno, ou seja, impactos negativos. 
      Entretanto, indiretamente surge outra consequência proveniente das práticas citadas, que é a perda da cultura indígena no Brasil. Com as mudanças na política ambiental atual, grandes latifundiários ganharam o direito de ampliar suas áreas físicas de atuação. Ou seja, esses podem agora adentrar em terras indígenas antes protegidas, e usufrui-las em benefício próprio. Tal ato leva a conflitos violentos entre ambos lados e  consequentemente, a uma redução e morte de tribos e seus costumes. 
      Dessa forma, para que tais impactos não se tornem permanentes, é necessário que o Estado, por meio do poder Judiciário, regule a atuação de grandes empresas nas áreas de proteção ambiental. Esse mesmo poder deve também punir com mais vigor tais empresas que violem as leis ambientais. O poder Legislativo deve também ampliar as leis de proteção a comunidades indígenas e extinguir a flexibilização das leis ambientais. Tais medidas devem ser aplicadas urgentemente para que não se perca as riquezas ambientais e também a importante história e cultura do país.