Impactos da flexibilização das leis ambientais brasileiras

Envie sua redação para correção
    No filme de ficção científica " Elysium", a terra encontra-se no ano de 2154 onde todos os recursos naturais foram esgotados. Não distante da ficção; a má utilização dos meios naturais é um problema que persiste no Brasil. Sendo agravado pela flexibilização das leis ambientais, as quais impactam diretamente a saúde dos brasileiros e o futuro do país.
       Em primeiro lugar, é importante destacar o impacto na saúde que a falta de preocupação com o meio ambiente pode trazer. Torna-se evidente que com uma flexibilização, os agricultores tendem a aumentar a utilização de agrotóxicos, objetivando o aumento da produção e consequentemente os lucros. E essas substâncias quando em excesso nos alimentos são extremamente nocivas para o ser humano que as ingere; promovendo pelo processo de bioacumulação o aumento do PH das células e consequentemente o desenvolvimento de doenças como o câncer. 
    
       Em segundo lugar, a preocupação excessiva com a economia atual em detrimento das consequências no futuro do país torna-se um problema. Na perspectiva de solucionar seus problemas econômicos vigentes, o Brasil é acometido por uma miopia, enxergando somente os benefícios presentes e incapaz de enxergar os impactos futuros de uma política flexibilizadora. Como por exemplo o esgotamento dos recursos naturais ou tragédias como as já presenciadas na cidade de Mariana e Brumadinho, devido a negligência dos órgãos estatais.
        Infere-se, portanto, a necessidade de medidas que modifiquem esse cenário. Com a finalidade de utilizar o meio natural de forma sustentável e que seja rentável para o país, é de extrema importância o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas com essa finalidade. Para isso, o MEC deve estimular as universidade com bolsas de pesquisas para que desenvolvam projetos que solucionem esse impasse. Adicionalmente, é imprescindível que a população opte pelos produtos orgânicos, estimulando os produtores a usarem menos agrotóxicos. Desta forma, garantiremos que o filme "Elysium" seja apenas uma ficção e não uma previsão do futuro do Brasil.