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Enviada em: 16/07/2018

Reinvenção no mercado de trabalho brasileiro    Desde o período das primeiras revoluções industriais, o mercado de trabalho modifica-se de acordo com os avanços tecnológicos. Por agora, os impactos da revolução tecnológica digital no mercado de trabalho brasileiro parecem negativos, já que aumentam o desemprego. Por isso, novas profissões qualificadas devem ser atribuídas no mercado.    Primeiramente, nota-se a necessidade da reinvenção profissional dos cidadãos para se manterem ativos. Um exemplo são os "digital influencers" que para sua autonomia precisam fundamentalmente de criatividade, a essência da invenção. Como dizia o inventor americano, Alan Kay: "A melhor forma de prever o futuro é inventando-o".    Outrossim, o número de desempregados subirá no setor terciário, no qual exige menor qualificação, atraindo principalmente a população menos abastada. Isso posto, é vital o aumento da preocupação referente à se qualificar profissionalmente, no entanto a desigualdade no acesso da educação de excelência no Brasil dificulta essa primordialidade.     Portanto, são necessárias medidas para solucionar o empasse. O estado, por seu caráter socializante e abarcativo deverá promover políticas públicas que visem garantir um maior incentivo estudantil e visionário, por meio do Ministério da educação (MEC) pode-se propor a construção de instituições de ensino acessíveis voltado ao setor terciário, além do patrocínio na divulgação de campanhas midiáticas na TV aberta que incentivem e estimulem a criatividade nos jovens. Assim, luta-se por um país restabelecido e preparado para os impactos da tecnologia.