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Enviada em: 01/11/2018

Ao observar a era da globalização, percebe-se que esta geração está mais próxima do mundo “super tecnológico” Jetsons do que que do mundo da “idade da pedra” dos Flintstones. Isso porque, os avanços da tecnologia estão trazendo grandes inovações. No entanto, seus impactos no que diz respeito ao mercado de trabalho já podem ser vistos e merecem ser analisados.   Em primeira análise, é possível afirmar que muitas profissões estão virando programas de computador. Esse fato pode ser comprovado quando observa-se, por exemplo, o setor de serviços, no qual alguns postos de trabalho estão sendo extintos pelo uso cada vez mais frequentes de softwares. Desse modo, percebe-se que a tecnologia vai ganhando espaço no mercado de trabalho , ao mesmo tempo, que elimina os já existentes, visto que o avanço da tecnologia digital acontece de forma acelerada.   Convém ressaltar, sem segunda análise, que o risco de não se encaixar no futuro nessa nova era digital, é o de ficar de fora do mercado de trabalho na área tecnológica. Na década de 50 nos Estados Unidos, o setor industrial representava cerca de 40% do empregos, hoje esse número não supera a marca do 5%. Também, um estudo realizado pela universidade de Oxford, estudou cerca de 700 ocupações, e metade delas iriam sofrer impactos pelas inovações cada vez mais presentes. Dessa maneira, quem não buscar se encaixar e tentar acompanhar o ritmo inovativo dessa práxis tecnológica, poderá ser considerado quase um “flintstones” num mundo de “Jetsons”.   Destarte, a sociedade pós-moderna precisa está atenta aos avanços do mundo “automatizado”. Por isso, é importante que haja um despertar de interesse entre as pessoas no que se refere a tecnologia digital. Para isso, o Governo Federal juntamente o MEC (Ministério de Educação e Cultura), devem investir em mais cursos técnico de informática, possibilitando aos alunos um contato mais próximo com essaas ferramentas digitais. Também, é necessário que haja um programa de desenvolvimento com mecanismos que levem aos alunos, tanto do primário, como secundário, a noção da importância da tecnologia diante do mercado de trabalho, a fim de que, no futuro, os alunos já estejam mais aptos para escolherem uma profissão na área digital ou até mesmo serem os criadores de inovações, já que a “era digital” exige um profissional bastante analítico e com capacidade lógica. Com isso, os impactos tecnológicos no mercado de trabalho serão reduzidos.