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Enviada em: 26/10/2017

Com a eclosão da Revolução Técnico-cientifico-informacional e a evolução da internet, o acesso às informações se tornou mais fácil e, não só as formas, como também o ambiente de relacionamento entre as pessoas, foram alterados. Desse modo, a geração atual conta com diversas mudanças no meio social, incluindo as novas relações de trabalho.       Nesse cenário, observa-se que o acesso à rede proporcionou inúmeras mudanças nas formas de trabalho. Assim, houve o surgimento do trabalho imaterial, que gera uma produção de subjetividade e dissolve a separação entre emprego e vida pessoal. Além disso, a cada dia são criados novos aplicativos, como o Uber, onde pode-se trabalhar por conta própria com auxílio da internet e dos telefones móveis. Porém, não existem leis que regem as transações de emprego no meio virtual, o que faz com que muitos trabalhadores tenham sues direitos trabalhistas negados.       Outro fator existente é que, como vive-se na Era Digital, novas tecnologias têm sido criadas diariamente e assim, os profissionais são substituídos por máquinas, precisando mudar de estratégias para se adequarem à nova realidade. Um exemplo dessa realidade, são as plataformas online de ensino que possuem vídeo aulas feitas por professores, facilitando o acesso do aluno à educação, através da internet.       Ainda convém lembrar que as mudanças nas relações de trabalho provocam uma liquidez das relações sociais, onde as pessoas não possuem mais contato umas com as outras ou este é restringido, assim, nota-se uma dificuldade para saber lidar com o próximo e estabelecer relações quando necessário. Tais relações frágeis caracterizam a chamada Modernidade Líquida, proposta pelo sociólogo Bauman.       Sendo assim, o Ministério do Trabalho deve garantir os direitos trabalhistas sejam respeitados no meio virtual, através da criação de leis que abranjam as redes. Em adição, as escolas podem se adequar às novas tecnologias, por meio da interação entre professores e alunos no meio virtual. Por último, as famílias devem ensinar aos filhos a importância do relacionamento com o outro, ensinando-lhes os exercícios da alteridade e do altruísmo. Isso pode ser feito através do diálogo e, principalmente, do exemplo, para que as novas relações de trabalho não prejudiquem os relacionamentos interpessoais, tão importantes para a formação do sujeito social. Assim, a sociedade poderá se adequará à evolução tecnológica e às diversas formas de trabalho que surgirem.