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Enviada em: 30/10/2017

As sucessivas Revoluções Industriais e a matematização do tempo criaram novas organizações sociais. Nesse contexto, a internet, fruto do acúmulo tecnológico, deixou de ser a tempos somente um meio de comunicação e, hodiernamente, participa da metodologia pedagógica, ainda colabora para o surgimento de novos métodos de ensino. Entretanto, cabe questionar até que ponto o impacto das tecnologias no sistema de ensino brasileiro contribui positivamente para seu desenvolvimento. Portanto, suas causas hão de ser analisadas.        Em uma primeira abordagem, é válido destacar que, ainda que a tecnologia figure como peça-chave no planejamento educacional, ela não é redentora da educação. No Brasil, somente a partir do governo Getúlio Vargas, a educação se tornou gratuita e obrigatória, assim, o estrato social menos assistido formava uma camada enorme de analfabetos, o que limitava a ação dos cidadãos. Dessa forma, o atraso histórico em face da segregação não foi vencido, pois, mesmo com democratização do ensino, atualmente, a introdução das ferramentas tecnológicas nas salas de aula gera outro problema social: o analfabetismo digital. Some-se isso a falta de incentivo e ausência do Estado em promover aumento na qualidade do ensino, comprovado pela historicidade do sistema educacional supracitada.       Para Sêneca “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre a vida toda”. Desse modo, a participação e preparo do professor é imprescindível, pois resulta em uma aprendizagem saudável. Portanto, não basta existir revolução nos métodos de ensino, se não há profissionais qualificados. Além do mais, ao retomar o pensamento de Sêneca, é visível que um processo mal articulado reforça a continuidade dos inúmeros “analfabetismos” na esfera social brasileira. Assim, diante do exposto, fazem-se necessárias medidas emergenciais.        Em suma, como citou Piaget, “os resultados, no processo educacional, devem ser maximizados”. É de extrema importância valorizar e remunerar adequadamente os profissionais da educação a fim de que esses sintam-se incentivados. Ainda, é importante avaliar, com rigor, junto às Secretarias de Educação, o desempenho das tecnologias aplicadas durante as aulas e por meio de ações efetivas, por exemplo, debates, ampliá-las conforme a necessidade de cada região para não ferir a continuidade de uma educação bem elaborada. Ademais, é importante a participação da família, direcionando seus filhos quanto à função da educação e sua formação no intuito de construir um país socialmente melhor.  PS: Senhor corretor, o tema é: "Impacto das tecnologias no sistema de ensino brasileiro". Muito obrigada pela correção e ajuda. Alessandra.