Envie sua redação para correção
    Segundo o sociólogo Émile Durkhein, a sociedade é como um ''organismo vivo'', por ser, como esse, composta por partes que interagem entre si, e necessitam estar em equilíbrio para um bom funcionamento do todo. Contudo, no Brasil, isso não ocorre ao analisarmos os conflitos provocados pela transposição do Rio São Francisco. Nesse âmbito hão de ser analisadas as causas desse mal e os efeitos do mesmo.
      No século XVI, os primeiros contatos entre os navegadores portugueses e os nativos aqui encontrados não foram pacíficos. Entretanto, a atual realidade brasileira não difere muito da vivida no período Pré-Colonial, a transposição do ''Velho Chico'' tem movimentado muitas tribos indígenas, as quais estão se opondo pelo fato das regiões das obras colidirem com as das aldeias. Outro fato vinculado à resistência de determinada construção pelos índios e por outros indivíduos é o desmatamento provocado devido a sua enorme extensão, alcançando mais de cinco estados, como Minas Gerais, Bahia e Alagoas. 
       De acordo com o poeta Pablo Neruda, pseudônimo de Ricardo Basoalto, ''Somos livres para escolher, mas somos prisioneiros das consequências''. A contestação à edificação pode ocasionar um retardamento na mesma, atrasando a data de conclusão. Por sua vez, o desmatamento das regiões pode agravar a desertificação, aumentando a perca de nutrientes do solo, tornando-o extremamente infértil. Além disso, há também a destruição de matas ciliares, vegetações localizadas nas margens dos rios, e o comprometimento das espécies aquáticas.
      Portanto, são necessárias medidas imediatas em uma tentativa de erradicar essa problemática e de alcançar consonância entre as partes sociais. O Ministério de Infraestrutura deve promover reuniões entre os engenheiros das construções e representantes indígenas a fim de discutirem o remapeamento de áreas ainda não alcançadas. O Ministério do Meio Ambiente também deve atuar, reunindo mais uma vez os organizadores dessa ação com o intuito de estabelecerem projetos sustentáveis, como o reflorestamento dessas áreas e o uso de compostos químicos eficientes na recomposição do solo e dos habitats aquáticos. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde, ''O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação''.