Impactos da transposição no Rio São Francisco

Envie sua redação para correção
    Transposição de rio é o redirecionamento dos canais de água visando a uma maior distribuição desse recurso em áreas onde este se encontra escasso. No Brasil, há um projeto autorizado pelo atual presidente da República, Michel Temer, que almeja à transposição do Rio São Franscisco, direcionando alguns canais de água às regiões nordestinas, onde a seca é extremamente severa. Essa medida governamental que visa a amenizar a seca no nordeste tem dividido opiniões, pois apesar de trazer bons benefícios, também causa inúmeros impasses. 
       Em primeiro lugar, é válido frisar os excelentes benefícios que essa transposição irá trazer para muitas áreas nordestinas. De acordo com pesquisas realizadas,recentemente, pela DataFolha, mais de 40% das áreas nordestinas, onde a falta de agua é contínua, serão abastecidas, assim milhares de famílias poderão se beneficiar da disponibilização desse recurso, seja em suas atividades básicas, como se banhar, lavar roupas, seja na agricultura, por exemplo. 
       Ademais, com a transposição das águas desse rio para o nordeste o percentual de algumas doenças ligadas ao consumo de água irão reduzir significativamente. Em consoante com o JusBrasil, as águas do Rio São Franscisco são as que apresentam melhor qualidade, sendo, assim, apropriadas para o consumo. Desse modo, em áreas onde elas banham não haverá pessoas apresentando doenças infecciosas ligadas ao consumo de água contaminada, como a hepatite A, e também o número de desitratação em crianças e idosos que residem em áreas de secas, reduzirá significativamente.
      No entanto, mesmo que a transposição do rio são Francisco traga bons benefícios, ela também implica muitos malefícios, o que tem divido opiniões enquanto a sua implantação. Um dos grandes maléficios são os impactos ambientais, como o desmatamento. Isso porque o redirecionamento do curso dessas águas ocupam muitos hectares de terra para o seu andamento, e isso faz com que bastantes áreas verdes sejam desmatadas o que acarreta muitos danos, como, por exemplo, uma diminuição da flora e da fauna local, o que pode levar a extinção de ínumeras especies e, como se sabe, as queimadas que acompanham o desmatamento, emitem muito gás carbônico, o principal gás contribuidor para o aumento da camada de estufa, o que gera o aquecimento global,entre outros danos.
      Por conseguinte, medidas que resolvam o impasse devem ser tomadas. o Governo Federal deve escolher,por meio de licitação, empresas que estejam dispostas a encontrar '' atalhos''  terrestres para a transposição do Rio São Franscisco de modo que haja a maior preservação de reservas naturais possiveis,reduzindo o desmatamento e todas as consequências provenientes dele, bem como promover uma maior fiscalização local para ver se as ordens estão sendo devidamente compridas.