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Enviada em: 05/07/2019

Em “Senhor das Moscas”, William Golding narra a trajetória de um grupo de crianças que após um desastre aéreo encontram-se presos em uma ilha, enquanto tentam estabelecer uma micro sociedade semelhante à anteriormente conhecida por eles. Hodiernamente, o romance assemelha-se à problemática da escassez de recursos decorrente ao envelhecimento, na medida em que a crítica presente na fábula distópica não reflete apenas o impacto econômico como também os prejuízos sociais fomentados em decorrência disso.   Mormente, a constituição cidadã de 1988 profere o bem estar coletivo como primazia na sociedade brasileira, todavia, o Desequilíbrio gerado por consequência ao aumento da expectativa de vida e o baixo número de nascimentos desestabilizam sobretudo o sistema previdenciário. Destarte, o estado que desproveem de recursos para suprir a demanda salarial de indivíduos impossibilitados de exercer trabalho, acumula dividas crescentes, sendo esse, um indicativo importante de que o poder executivo não irroga plenamente seu papel.     Outrossim, é imperioso destacar que a inadimplência de determinados indivíduos corroboram com a perpetuação do problema, assim como a existência de beneficiados em situação irregular, onde embora não se adequem aos critérios necessários fazem uso dos recursos oferecidos sem que haja a contribuição necessária. Nesse âmbito, a cegueira moral, fenômeno exposto por José Saramago em sua obra ”Ensaio sobre Cegueira“, caracteriza a alienação da sociedade frente às demais realidades sociais resultando na crise previdenciária brasileira.   Depreende-se, portanto, que o despreparo público frente ao envelhecimento da população pode ser muito prejudicial ao cidadão. Nesse sentido, é premente que o instituto nacional do seguro social reveja a aplicabilidade dos critérios de concessão ao beneficio, por meio da iniciação de programas de revisão aos já contemplados, a exemplo da reanálise de laudos médicos, a fim de reduzir o numero de concessões irregulares. Assim, será possível restringir, de fato, a alegoria de Golding à ficção.