Materiais:
Enviada em: 01/11/2018

A 3º Revolução industrial marcou o início de uma nova era voltada para a tecnologia, seja nas relações interpessoais, seja nas relações comerciais, seja nas relações educacionais. Nesse contexto, a sociedade se torna cada vez mais ligada à conteúdos digitais. Entretanto, no Brasil, uma parcela de indivíduos não têm acesso pleno a esses conteúdos, dessa maneira, vários problemas são gerados para esse grupo de cidadãos, como a exclusão social, ademais a pequena oferta de laboratórios de informática no ensino fundamental corrobora com essa desigualdade na utilização de utensílios digitais.       Em primeira análise, segundo o site UOL, não há uma democratização do ingresso à tecnologia através do uso de ferramentas digitais na nação brasileira.  Nesse sentido, os artefatos digitais, que são amplamente utilizados na comunicação, não são acessíveis à todos, com isso a parcela populacional que não utiliza tais ferramentas não consegue interagir nas ferramentas sociais digitais e são excluídos desse processo inter relacional.       Outrossim, analogamente ao INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), mais da metade  das escolas públicas do ensino fundamental não possuem laboratórios de informática. Além disso, consoante Aristóteles, em seu livro "Ética a Nicômaco", A política serve para garantir a felicidade dos governados. Todavia, o conceito aristotélico encontra-se deturpado, à medida que o Governo não oferta quantidade suficiente desses laboratórios no ensino público, assim, a unidade escolar que é responsável por repassar conhecimento ao aluno, se torna ineficaz no ensino da linguagem informacional agravando o processo de exclusão supracitado.      Portanto, indubitavelmente, medidas devem ser tomadas para sanar o problema de ingresso na utilização de ferramentas digitais no Brasil e suas consequências. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar módulos de ensino nas unidades escolares de como utilizar os utensílios digitais sociais, com a finalidade de que um contingente maior de indivíduos se integrem as mídias sociais, destarte o processo de inclusão digital será  mais amplo e a exclusão social será diminuída. Outra medida parte do Poder Legislativo que deve criar leis que aumentem o repasse financeiro às escolas fundamentais, para que essas montem e equipem laboratórios informacionais, de maneira a melhorem o ensino da linguagem informacional, desse jeito, a escola estará cumprindo de maneira mais eficiente seu papel educacional. Logo, uma sociedade mais participante da Revolução vigente será criada.