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Enviada em: 01/01/2019

O conhecimento do mundo digital é indispensável ao homem contemporâneo, especialmente em função das facilidades que esse "novo mundo" fornece. No entanto, a exclusão digital no Brasil ainda é um tema ignorado pelo governo, que não toma providências a respeito desse problema, que tem suas raízes no sistema educacional que carece de investimentos e na desigualdades social presente no país.          Assim, a inclusão digital no Brasil tem seu primeiro obstáculo já na escola, que ora não tem computadores, ora não tem professores capacitados ao ensino de informática, o que configura um quadro preocupante, visto que o desconhecimento dessas áreas é um entrave a ascensão social, porque dificulta a procura de empregos em função do requerimento, por grade parte das vagas de trabalho, da familiaridade com os computadores.           Outro aspecto negativo da exclusão digital é o aprofundamento da desigualdade de classes, que teve seu início na revolução industrial. O controle sobre a tecnologia garantiu a ascensão social e econômica dos burgueses e o poder sobre a classe operária. De modo análogo, o domínio da conhecimento técnico-científico na contemporaneidade é objeto de exclusão social, ao ser usada majoritariamente pela classe média-alta, segundo pesquisa realizada pela Cobral, órgão responsável. Tal acesso traz vantagens e benefícios infindáveis ao seu utilizador, visto que a internet é fonte inesgotável, se usada corretamente, de conhecimentos.              Logo, o problema da exclusão digital só sera solucionado por meio da retomada dos investimentos no setor da educação, o qual deve ser realizado com a anulação da PEC 241, que estabelece um teto à esses investimentos. Tal anulação deve ser feita pelo Governo Federal, a fim de que tais investimentos sejam feitos e as aulas de informáticas sejam ministradas em escolas de ensino básico, com professores qualificados e computadores e internet disponíveis.