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Enviada em: 03/07/2017

O processo de globalização, sem dúvida, acarretou grandes mudanças nas sociedades contemporâneas. A rede de internet e o advento dos computadores moldaram as relações econômicas, sociais e educacionais, sobretudo de países desenvolvidos. Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, o processo foi de forma lenta e ainda não atingiu todo o território nacional, seja pela má distribuição de internet, seja pela falta de políticas públicas que visem a educação digital no país.   É indubitável que existem disparidades entre as regiões brasileiras quanto o acesso à internet. Em cidades interioranas, por exemplo, muitas pessoas estão à margem do avanço digital, visto que para várias dessas a internet ainda não é uma realidade. Assim, o meio digital, como mediador das interações sociais, relações de trabalho e fonte de informações, não atinge uma grande parcela da população, gerando a exclusão digital.   A ausência de medidas públicas direcionadas a inclusão digital também é um grande entrave para o desenvolvimento digital. É o inegável o papel da internet como difusora de informações, logo auxilia no processo de ensino, quando usada de maneira correta. Porém, a maioria das escolas públicas não possuem computadores, aulas de informática e acesso à internet, demonstrando uma carência de ações governamentais para reduzir tais falhas. Dessa forma, é possível perceber as dificuldades na inserção de todos na sociedade de informação.   Portanto, torna-se evidente a necessidade de limitar as barreiras para a inclusão digital. Por meio de políticas públicas, apoiadas pelo Governo, é possível distribuir computadores e redes de internet nas escolas públicas do país. Aliado a isso, é imprescindível a capacitação dos pedagogos para lidar com a era digital e moldar a forma de ensino. Além disso, uma distribuição de internet eficaz e de qualidade diminuiriam os impactos da exclusão digital, contribuindo para a democratização do acesso à tecnologia de informação.