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Enviada em: 30/10/2017

Durante o século XX, ocorreu a criação do computador, que tinha como objetivo decodificar as mensagens nazistas. A partir disso, houve a disseminação dessa ferramenta na sociedade, a qual propiciou o surgimento da internet. No entanto, atualmente, mesmo com o aumento da utilização dos meios tecnológicos, é indubitável a presença de discrepâncias ao acesso das tecnologias da comunicação, decorrentes das disparidades sociais existentes no país. Com isso, convém analisar e debater os principais problemas gerados por esse quadro.         Tomando como ponto inicial da reflexão, observa-se que uma grande parcela da população possui acessibilidade limitada ao mundo digital. Tal fator é evidenciado por dados emitidos pelo Comitê Gestor da Internet, os quais apontam que cerca de 32,7 milhões de domicílios não possuem acesso à rede mundial de computadores. Dessa maneira, ocorre a exclusão digital por conta do reflexo gerado pela presença de desigualdades regionais e sociais, haja vista que a obtenção de dispositivos tecnológicos apresenta um alto valor agregado. Além disso, com o aumento da inclusão digital houve o crescimento do desemprego estrutural, visto que alguns cidadãos ainda não sabem utilizar os artifícios tecnológicos.       Contudo, o problema caminha lentamente para ser solucionado devido à ausência de programas que disponibilizem o acesso gratuito à internet aos indivíduos de baixa renda, sendo que o custo alto da utilização da rede mundial de computadores inibe o seu consumo por parte da população mais carente. Além do mais, ocorre a carência de projetos educacionais que informem os cidadãos a como utilizar os dispositivos tecnológicos, o que fomenta a exclusão do universo digital. Nesse sentido, os aspectos supracitados impedem que a problemática da inclusão digital seja resolvida. Todavia, essa situação precisa ser alterada.         Medidas são necessárias, portanto, para solucionar o contratempo da discrepância do acesso aos meios tecnológicos. É fundamental que o Governo Federal promova a acessibilidade à internet, por meio da sua oferta gratuita em comunidades carentes, para diminuir a exclusão digital. Ademais, como afirmava o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Sendo assim, o MEC deve realizar campanhas educativas para informar os cidadãos a como utilizar os mecanismos tecnológicos, por intermédio de cursos gratuitos de informática, para evitar que uma parcela da população seja alvo do desemprego estrutural e impulsionar a inclusão digital. Desse modo, ocorrerá a mudança da atual conjuntura presente no território brasileiro.