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Enviada em: 24/07/2018

A Organização Mundial de Saúde, recentemente, classificou o vício em videogames, como uma doença psiquiátrica. Essa medida mostra os efeitos nocivos que os jogos eletrônicos podem causar nos jovens. Entre eles estão não só a fuga da realidade, mas também a alienação.       Primordialmente, o ser humano costuma buscar alternativas para fugir de seus problemas. Nesse sentido, os poetas românticas e simbolistas utilizavam da arte para viverem ilusões. Sob esse viés, é preciso compreender que a adolescência é uma fase complicada, nela os jovens enfrentam dificuldades, por exemplo, o bullying. Assim, os jogos acabam se tornando uma forma de escapismo, consequentemente,  podendo levar a casos de depressões.         Outrossim, é imprescindível analisar que ficar horas jogando, em alguns casos, causa indivíduos alienados. Nesse sentido, é possível fazer uma analogia com o Mito da Caverna de Platão. Para o filósofo, existem dois mundos, o sensível e o das ideias, a saber, o primeiro afasta as pessoas do conhecimento. Portanto, adolescentes que abandonam a vida real, em prol dos jogos acabam se afastando do pensamento racional.         Fica claro que medidas são necessárias para enfrentar os problemas supracitados. Logo, cabe aos pais, junto com psicólogos, combaterem a fuga da realidade de seus filhos, isso pode ser feito por terapias em família, a fim de descobrir o real motivo do vício em games. Ademais, é dever das escolas enfrentarem a alienação causada por jogos, por meio de palestras, para que os estudantes vivam no mundo das ideias.