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Enviada em: 27/09/2018

"E-sports" é um termo utilizado para os "esportes eletrônicos", categoria na qual os jogos passam de um simples passatempo e se tornam o trabalho de muitas pessoas. Por influência desses profissionais muitos jovens e adolescentes passaram a ter como meta de vida trabalhar com aquilo de que gostam, videogames. No entanto seu uso demasiado pode causar problemas de saúde e deve ser tratado com delicadeza.       O Brasil é referência internacional em alguns "E-sports", como é o caso do "counter strike", jogo de tiro em primeira pessoa. A equipe brasileira possui diversos títulos internacionais e enorme quantidade de fãs espalhados pelo mundo. Nesses cenários os jogos não são passatempo e garantem uma estrutura e suporte necessário aos jogadores profissionais. Com a grande maioria dos jovens o caso é mais complicado, pois, junto da diversão podem surgir problemas como o sedentarismo, a obesidade, entre outros relacionados à falta de exercícios físicos.      Ademais, nem todos os efeitos são negativos, se utilizados de forma regrada os jogos podem ser estimulantes e até mesmo terapêuticos. Ainda existem muitos preconceitos relacionados ao mundo dos "E-sports", muitas pessoas tem em mente que os jogos podem deixar os jovens violentos ou agressivos, mas isto é o que chamamos de senso comum. Existem vários projetos como "Go For Gaming", que busca a conscientização da população e luta contra os preconceitos causados por estereótipos, além disso, luta pela inserção de mulheres no cenário, a fim de explanar que esse é um ambiente em que a orientação sexual não importa.    Evidencia-se, portanto, que este é um problema cultural, no qual, gerações diferentes divergem sobre um mesmo assunto. É dever do Estado através da secretaria de cultura disponibilizar materiais educativos relacionados ao tema, a fim de disseminar informações. Já o papel da Família é garantir os suportes essenciais aos jovens, com o auxílio de um psicólogo se necessário, estipulando os limites e regrando a utilização de jogos eletrônicos para obter apenas os efeitos positivos que eles oferecem.