Materiais:
Enviada em: 26/11/2018

Muito se tem discutido sobre os jogos eletrônicos que vêm fazendo parte da vida dos jovens e os efeitos que estes podem causar. É visível que que os jogos podem trazer benefícios, como apuração de reflexos e ser considerado um lazer. Porém, alguns consideram que os jogos com violência excessiva, podem influenciar nas escolhas do jovem e torná-lo mais agressivo que os outros. Muitas vezes, os indivíduos procuram uma fuga da realidade nos videojogos e, ao jogá-los, se sentem como em outra realidade, tornando-os mais felizes, mesmo que temporariamente.        Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e a globalização, junto a outros aparelhos os jogos eletrônicos têm tido maior reconhecimento. Como já dito, muitos jovem que sofrem de depressão ou problemas familiares podem procurar um lugar feliz em meio aos jogos eletrônicos. Somado a isso, os jogadores tem muita interação entre si na maioria dos videojogos, socializando e integrando os jovens. Além disso os jogos trazem aprendizados aos seus usuários, como a de gerir recursos e pessoas, de enxergar as possibilidades que estão em seu alcance, e, também, instiga a competitividade entre os jogadores, algo que os jovens irão enfrentar no mercado de trabalho.       Somado a isso, pode-se citar o aumento de espectadores dos campeonatos de Esporte Eletrônico (E-sport). Apenas mostra que jogos eletrônicos estão tomando seu espaço e serão o foco principal, mundialmente, em um futuro próximo. O crescimento da população gamer, tem trazido novos influenciadores, novos campeonatos, novos jogadores do cenário, até um reality show, de League of Legends, que é um jogo eletrônico do gênero multiplayer online battle arena, patrocinado pela marca Gillete e, com isso, o sonho de muitos jovens se tornarem jogadores profissionais ou streamers de jogos eletrônicos.             Portanto, mesmo com as melhorias, fica claro a falta de visibilidade, aceitação e respeito ao esporte eletrônico, assim como aos atletas. É notório, também, devido a precariedade causada pela desigualdade social, que nem todos os jovens tem acesso a computadores ou consoles, excluindo-os de certa integração que poderia acontecer. Assim o governo, com o auxílio do Ministério da Fazenda, deve elaborar maneiras de auxiliar o crescimento dos jogos eletrônicos e aumentar a acessibilidade a estes. Por meio de projetos para promover maior visibilidade e possibilidade de aquisição dos acessórios e dos jogos eletrônicos. Para que assim, as jovens possam ter acesso aos jogos eletrônicos e assim a integração, ao lazer e aos outros benefícios já citados.