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Enviada em: 27/03/2019

Uma das inovações advindas do intenso desenvolvimento tecnológico dos séculos XX e XXI foi a criação e popularização dos jogos eletrônicos, sobretudo entre jovens e adolescentes. Assim como toda inovação, essa também trouxe diversas consequências aos seus usuários, sendo algumas delas negativas.         Primeiramente, para analisar os efeitos dos jogos eletrônicos sobre os jovens, é necessário ter em vista que quase metade desse público brasileiro com idade entre 10 e 19 anos têm videogames, de acordo com pesquisas do instituto Ipsos. Desse modo, é possível perceber que a influência desse tipo de jogo atinge grande parte da população. Esse é um dos fatos que explica a crescente diminuição das relações interpessoais entre indivíduos dessa faixa etária. Nesse âmbito, cada vez mais ocupados com os jogos eletrônicos, os jovens deixam de ter as relações sociais necessárias para uma convivência social saudável e passam a se ocupar com esse tipo de passatempo que, na maioria dos casos, não contribui em nada para a sua formação como cidadão.     Ademais, também é possível afirmar que uso exacerbado de videojogos é uma das causas do aumento dos índices de obesidade e problemas de saúde na sociedade contemporânea, visto que é uma atividade que não exige muito esforço físico e que ocupa o tempo que era antes usado para brincadeiras e esportes ao ar livre, por exemplo. Um outro ponto importante a ser citado é o fato de muitos desses jogos eletrônicos terem conteúdo violento, o qual pode acabar por acostumar o jovem à violência, fazendo com que este se torne possível agressor no futuro.     Tendo em vista os fatos supracitados, faz-se necessária a tomada de medidas para mudar esse cenário. Primeiramente, os pais ou responsáveis dos jovens devem impor limites de tempo para o uso de jogos eletrônicos, assim como selecionar quais jogos são adequados à faixa etária do usuário. Outrossim, o legislativo deve criar leis que proíbam a venda de jogos com conteúdo violento para menores de 18 anos, posto que pessoas nessa faixa etária ainda não tem o discernimento e maturidade necessários para fazer o uso desse tipo de jogo. Por fim, o governo precisa usar a mídia como ferramenta para conscientizar os pais e os próprios jovens a respeito dos malefícios do uso exagerado de videogames, incentivando, assim, o uso saudável e consciente desse tipo de entretenimento.