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Enviada em: 11/05/2019

Na historiografia mundial, nota-se que a humanidade sempre buscou uma causa para atos violentos. Nos anos 50, quadrinhos foram proibídos por possuírem palavras e atos que podiam induzir a violência.Atualmente, os vídeo games são vistos como os causadores de massacres feitos por jovens. Nesse segmento,a falta de debates acerca do tema,atrelado também ao questionamento qual  a influência dos jogos na vida da juventude atual? agem como impulsionadores do problema.    A priori, a ausência de debates sobre as possíveis influências dos jogos virtuais age como propulsor da problemática. A partir disso, segundo o sociólogo polonês Emilly Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar. De maneira análoga, massacres como o ocorrido em Suzano em 2019, no qual dois jovens adentraram em uma escola e mataram alunos e professores, fez com que diversas "Fake News" fossem sendo criadas e que visavam acusar os jogos que os jovens jogavam, além de levar a sociedade à acreditar que os responsáveis são os "games".    Outrossim, a falta de pesquisas e de debates sobre qual a influências dos jogos na vida de um jovem é outro fator a ser citado. Nesse segmento, segundo o neurocientista Suzan Greenfield, o problema não esta no tempo que se passa online, mas sim no fato de se satisfazer com sensações digitais e parar de buscar sensações reais. Nesse contexto, dados do jornal o Globo mostram que, os adolescentes passam cerca de 11 horas jogando vídeo game, tempo que poderia ser atenuado e investido em relações interpessoais. Por conseguinte,medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Logo,o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) deve investir em palestras nas escolas e nas empresas em que demonstre-se a importância dos vídeo games,mas também as consequências do seu uso excessivo,atrelado a diminuição das relações interpessoais.Pois,a partir disso,será possível diminuir os preconceitos acerca dos jogos virtuais,além de demonstrar a importância das relações sociais.