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Enviada em: 16/08/2019

Os jogos eletrônicos, amplamente criticados por muitas pessoas, não são os reais culpados pelos comportamentos nocivos em crianças e jovens da atualidade, na realidade, acontece o efeito inverso, os jogos trazem consigo possibilidades de desenvolvimento motor e interpessoal, além de um caminho para uma quebra de estereótipos e preconceitos.        Utilizando como referência um dos jogos mais jogados no mundo hoje, o League of Legends (popularmente conhecido como LoL). Nele diversos tipos de habilidades, como: noções espaciais, habilidades motoras e a comunicação, convergem para que o jogador consiga extrair o máximo de si. Lidar com esse tipo de situação, continuamente, promove no jovem diversas melhorias que podem até ser utilizadas até em mercados de trabalho, como é o caso da comunicação.     Outros dois fatores de extrema importância nos dias atuais é o preconceito e o estereótipo, ambos são heranças deixadas para o jovens de hoje e estão ligadas a aparência. Através de jogos eletrônicos é possível reverter esse quadro, mesmo que de forma lenta, uma vez que não existe "aparência", as pessoas entram em contato umas com as outras, em um primeiro momento, através da fala, e isso é o suficiente pra mudar alguns indivíduos.  Entretanto nem sempre essa comunicação é amigável, as discussões, as brigas ocorrem constantemente em jogos eletrônicos, sendo esse um dos pontos criticados pelas gerações anteriores, apesar disso, este ponto não é o reflexo de um jogo sobre a vida, mas o reflexo da vida sobre o jogo.       Portanto os jogos podem trazer diversos benefícios para os jovens, entretanto, eles estão diretamente ligados a própria vida do indivíduo e com as situações com que ele esta lidando. Cabendo, então, ao próprio indivíduo melhorar o seu dia a dia, através de terapias, conversas com familiares, ou outros, para que o jogo não seja o gatilho de algo maior causado pela vivência em sociedade.