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Enviada em: 01/07/2019

No jogo de playstation ''Deus da Guerra'' o jogador é exposto  frenquentemente, ao longo das missões,  a vários fatos e personagens da mitologia grega, que contribuem diretamente para seus conhecimentos, acerca da filosofia e do pensamento mítico. Apesar dos jogos eletrônicos promoverem vários benefícios aos indivíduos, é fato que muitos jovens são vítimas do vício, provocadas por essas novas formas de interações. Indubitavelmente esse empecilho está intrinsecamente ligado à falta de conscientização dos pais em restringir seus filhos acerca do uso dos jogos eletrônicos e a imprudência das empresas em comercializarem seus produtos para os jovens.           Segundo a revista Galileu, os videogames possibilitam um melhor desenvolvimento cognitivo em em várias partes do cérebro. No entanto, vale ressaltar que a partir do final do século XX, as grandes inovações tecnológicas impulsionaram a comercialização dos jogos eletrônicos com o objetivo de oferecer novas formas de interações, entretanto a falta de limitação dos pais quanto ao consumo de videogames possibilitaram que seus filhos ficassem expostos constantemente a jogos com conteúdos inadequados e persuasivos que ocasionaram no vício e consequentemente afetando a saúde e as relações sociais.          O descuido das empresas de videogames em comercializarem seus produtos é um dos fatores que acarretam fortemente em vários efeitos prejudiciais nos jovens. À medida que a exacerbada difusão de jogos contendo conteúdos inadequados dirigem-se às crianças e adolescentes, há o aumento dos casos de problemas derivados do uso abusivo de jogos eletrônicos. Segundo o IBGE, o hábito de passar várias horas em videogames e computadores são os principais causadores do sedentarismo e obesidade entre as crianças e adolescentes.       Portanto, é inegável que o uso moderado de jogos eletrônicos proporcionam um melhor desenvolvimento cognitivo e contribuem para o conhecimento, porém a interação descontrolada desses meios e a comercialização irregular  podem ocasionar em vários problemas nos jovens. Para inibir essas negligências é fundamental que o MEC  juntamente com o ECA desenvolvam programas sociais com práticas de esportes e conscientizem os pais acerca dos riscos que o excesso de videogames oferecem, bem como as empresas de jogos eletrônicos planejar de forma prudente a comercialização de seus produtos e dessa forma possibilitar um melhor aproveitamento dos jogos eletrônicos.