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Enviada em: 01/07/2019

Saúde em risco       Segundo com a constituição federal de 1988, em seu artigo 277 é dever da família, da sociedade e do estado assegurar o bem estar da criança e do adolescente. Porém a própria família vem facilitando a entrada dos jogos eletrônicos nos lares brasileiros com o intuito de promover lazer e entretenimento aos jovens, contudo, em uma geração jovem cada vez mais conectada, os efeitos negativos como obesidade, sedentarismo e vício em jogos eletrônicos acabam despontando cada vez mais cedo.        Podem-se considerar os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentados em 2017 afirmando que a obesidade entre crianças e adolescentes cresceu dez vezes nas últimas quatro décadas, concomitantemente, nesse período houve grande investimento em tecnologia para fins recreativos. Pode-se associar assim que cada vez mais os jovens optam por atividades que requerem pouca mobilidade e por refeições rápidas, equilibrando assim a tríade: obesidade, sedentarismo e prática excessiva de jogos eletrônicos como o vídeo game.        De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, a sociedade atual define-se pelas relações e comportamentos rápidos e fluídos, assim como a inconsistência dos jovens viciados em jogos tecnológicos, pois os mesmos apresentam-se tão intensamente dependentes do prazer imediato oferecido pela tecnologia que não adquirem ou desenvolvem habilidades sociais básicas para o convívio humano, como resiliência e empatia.        Dado o exposto, para que as consequências apresentadas sejam restringidas é necessário que o Ministério da Educação e Saúde trabalhem para educar pais e jovens nesse tocante. Oferecendo através de cursos e seminários em escolas e parques com apostilas e atividades pedagógicas, práticas educativas em saúde, trazendo melhorias no estado de saúde e apoio para a mudança de comportamento desses jovens, reféns de um futuro de doenças crônicas consequentes da obesidade e sedentarismo e, de relacionamentos deficientes decorrente do vício em jogos eletrônicos.