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Enviada em: 26/06/2019

O século XXI, conhecido como a era digital, é marcado pelo desenvolvimento tecnológico propiciado pela globalização. O acesso a internet ocorre de maneira fácil para a grande maioria de jovens e crianças, representando uma possível fuga de realidade proporcionada, por exemplo, pelos jogos eletrônicos. Por consequência, esse tipo de diversão nos apresenta dois lados de uma moeda: a eficácia no desenvolvimento cognitivo e a dificuldade de socialização e aprendizado.       Observa-se que as crianças e jovens do século atual vivem em um mundo de novidades e de constante evolução, fato que facilita a inserção da tecnologia em suas vidas. Como exemplo, nota-se o uso de jogos educativos para facilitar a aprendizagem das crianças, pois estes auxiliam na fixação do conteúdo estudado na sala de aula. As escolas estão se adaptando a tecnologia dos games para proporcionar aos alunos maior diversão e praticidade na hora de estudar.       Por outro lado, entende-se que o mundo virtual apresentado pela era digital cria uma realidade utópica na mente dos jovens, fazendo com que eles tenham dificuldade de enxergar o mundo real e as atividades que o compõe. O cérebro em constantes sinapses após uma partida de videogame, contribui com a falta de concentração que as crianças enfrentam ao realizarem tarefas específicas como ler, escrever e interpretar.       Em suma, depreende-se que o uso correto da tecnologia traz benefícios à sociedade. O Governo deve incentivar o uso de jogos educativos nas escolas financiando a aquisição dos aparelhos eletrônicos necessários para isso. Ainda focado nas escolas, o Governo Federal deve estabelecer parceria com psicólogos e especialistas no desenvolvimento infanto juvenil para que através de palestras e grupos interativos no meio educacional, possam orientar os pais sobre a conscientização em equilibrar as atividades e o lazer de seus filhos, estabelecendo uma rotina de cuidados e prevenindo problemas de aprendizado e interação social.