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Enviada em: 27/06/2019

''No meio do caminho havia uma pedra''. Através desse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, vê-se que o vício de jogos eletrônicos, sobretudo entre o público mais jovem, se configura como um entrave no Brasil atual, e esse quadro contraproducente segue intrínseco a sociedade não só pela falta de controle dos pais, como também pela maior acessibilidade a essas novas tecnologias. Assim sendo, é preciso analisar as principais causas e problemas dessa chaga social.     Em primeira análise, é perceptível que o mal hábito de passar muitas horas por dia jogando vídeo game se faz muito presente na contemporaneidade principalmente no que tange ao público adolescente. Isso ocorre, sobretudo, devido ao descaso dos responsáveis em relação ao controle do tempo que esses jovens passam usufruindo dos games, o que segundo o filósofo Jurgem Habermas é inadmissível, porquanto, é dever do ser humano ter ciência dos maus costumes a sua adjacência. Com isso, o que era apenas um entretenimento passar a se tornar um vício.       Além disso, a difusão aliada a facilidade de obtenção de jogos eletrônicos no território brasileiro deu subterfúgio para o engajamento desse impasse. Análogo ao ideário de John Stuart, o qual alega a soberania sobre seu corpo e mente, certifica-se um retrocesso no tocante à inaplicação desse princípio na sociedade, haja vista que as pessoas não se colocam limites, fato esse propulsor o consumismo exacerbado dessa tecnologia.     Portanto, ações fazem-se necessárias para equacionar o problema. Isso posto, para que essa ''pedra'' enraizada no país seja removida, cabe ao Estado - maior representante da união - aliado ao MEC (Ministério Da Educação) promover projetos em escolas elaborados por psicopedagogos, sob fiscalização jurídica, que fitem informar os adolescentes e crianças sobre a importância de não passar tanto tempo fixado no âmbito virtual, a fim de levar reflexão quanto aos malefícios dessa postura. Espera-se, assim, retirar esse obstaculo, tal como criar um país unânime ás teses de Habermas e Stuart