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Enviada em: 30/06/2019

Games na Educação             Há duas posições entre os especialistas sobre os efeitos dos jogos eletrônicos - também conhecidos como vídeo games ou apenas games - nos jovens: aqueles que veem os jogos de maneiras benéficas e os que acreditam que os games são danosos para a formação intelectual e social de seus jogadores. No entanto, as escolas vêm utilizando os jogos como estratégias de ensino, o que pode ser um problema, dependendo do conteúdo a que os jovens estão expostos.             Entre os especialistas que aprovam os jogos, destaca-se o psicólogo Sérgio Augusto Germano Patto, que defende que crianças e adolescentes reconhecem a diferença entre o real e o fictício. Assim, este profissional assegura que os jovens não são afetados pelo que veem nas telas de suas televisões e de seus computadores.             Um experimento realizado pelos pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa (ISU), demonstrou que a exposição de jovens a jogos violentos por quinze minutos torna-os impulsivos. Isto evidencia o problema que os educadores terão ao proporcionar o contato de seus alunos a este tipo de material eletrônico, que auxiliará a aprendizagem dos estudantes.             Portanto, a escolha do material exigirá capacitar professores e pedagogos das escolas que utilizarão jogos dentro da matriz curricular. Assim, os colégios deverão capacitar anualmente seus professores sobre a escolha dos jogos e de seus conteúdos, garantindo o uso saudável desses materiais pelos jovens no ambiente escolar.