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Enviada em: 30/06/2019

Segundo o Newzoo, uma consultória especializada no mercado de jogos eletrônicos, cerca de 1,2 bilhões de pessoas no mundo jogam videogame. Assim sendo, torna-se evidente o destaque dos videogames no mundo contemporâneo, em especial entre os jovens. De acordo com pesquisas, os jogos virtuais podem trazer inúmeros benefícios, como melhoria no raciocínio lógico, coordenação e agilidade. Entretanto o vício em videogame, considerado pela Organização Mundial da Saúde como um distúrbio mental, pode acarretar em graves problemas, como a obesidade e a dificuldade em se socializar.        Em primeiro plano, percebe-se que o indivíduo que passa tempo exacerbado jogando jogos eletrônicos é mais propício a desenvolver problemas de saúde, como a obesidade. Essa situação está relacionado ao fato de que uma pessoa com vício em videogame geralmente passa mais de 12 horas por dia sentada, raramente pratica atividades físcias, e, em geral, se alimenta mal, como uma dieta rica em "fast-food" e bebidas calóricas. De acordo com um estudo coordenado por Nicolas Stettler, médico especialista em nutrição pediátrica no Children Hospital of Philadelphia, o video-game duplica o risco de obesidade infantil. É importante ressaltar ainda que, junto com o excesso de peso, vêm outros riscos para a saúde como, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares       Por conseguinte, vale notar que o vício nos jogos eletrônicos podem acarretar no déficit de habilidades sociais e na dificuldade de socialização. Segundo o sociólogo polonês, Zygmund Bauman,  e seu pensamento de modernidade líquida, as relações no mundo atual estão cada vez mais momentâneas, sendo difícil achar algo concreto e durador. Assim, a relação entre amigos e familiares é substituído por jogos, aumentando o distanciamento do indivíduo com tudo a sua volta. Logo, quando esse se ver obrigado a conviver no corpo social, se encontra despreparado psicologicamente, pois não possui habilidades de socialização básica, como comunicação e manejo de sentimentos.       Infere-se, portanto, que combater os malefícios dos jogos virtuais é um desafio. O Ministério da Saúde (MS), juntamente com o Ministério da Educação (MEC), deve agir em favor da população, através de palestras e oficinas nas escolas que discutem a relação entre o videogame e problemas de saúde e a importância de praticar exercícios e possuir uma alimentação saudável, a fim de evitar a obesidade e suas consequências. A mídia, juntamente com o psicólogos especialistas, devem criar uma série de propagandas alertando a população sobre os riscos de preferir jogos virtuais em detrimento da socialização com outros indivíduos, a fim de garantir o fim um melhor convívio social na sociedade . Feito isso, será possível usufruir dos beneficios dos jogos eletrònicos.