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Enviada em: 01/07/2019

Geração Digital?     Durante o final do século XX e início do XXI, os jogos eletrônicos se tornaram uma popular modalidade de entretenimento e formaram um mercado bilionário, destinado à todas as faixas etárias, todavia surgiram recentemente grupos de pessoas que alegam que os jogos atuais são muito violentos e que representam um perigo aos jovens, outros afirmam que há benefícios, contudo vale ressaltar que as afirmações quanto aos efeitos negativo, em geral são achismos.     Nesse sentido, é importante discutir os efeitos que de fato acometem os jogadores, diversas instituições e autoridades da área de psicologia publicaram recentemente pesquisas que provam o contrário, os jogos, em boa medida, são um bom modo de estimular a concentração e potencializar o QI(Quociente de Inteligência) do usuário, portanto vale ressaltar que muitos que fazem tal acusação dos jogos são pais que desconsideram que atualmente a vasta maioria dos "players" não respeitam a classificação indicativa. Dentre as personalidades famosas que atacaram os jogos está o presidente norte-americano, Donald J. Trump que afirmou os perigos deste tipo de entretenimento, por outro lado, diversas escolas estão passando a adotar modalidades de jogos para o aprendizado, como o jogo de quiz "Kahoot" e o caça-palavras sobre assuntos variados "CodyCross" disponível para aparelhos "mobile".     Outrossim, é de suma relevância considerar os elementos presentes nos jogos que podem configurar influências tanto positivas como negativas, por exemplo o uso já citado de tal recurso para um aprendizado lúdico e mais eficiente, dados esses comprovados por pesquisas, ou também aspectos negativos como o uso exagerado de recursos de violência gráfica, como os "fatalities" da franquia "Mortal Kombat"  e  enredo perturbador, presente em grande parte dos jogos de terror, por exemplo a visual novel "Doki Doki Literature Club" do Team Salvato. Tais recursos podem afetar o jogador, em especial na presença de uma tendência a ter distúrbios, logo, pode se afirmar que os jogos podem reforçar uma tendência e não ser determinante.     Em suma, é importante a atuação da mídia que deve desmentir informações precipitadas sobre os jogos, por meio de de conversas com psicólogos, em programas como o "Encontro com Fátima Bernades" da TV Globo, a fim de evitar a propagação de afirmações erradas e não só a mídia mas também a escola em conjunto com as famílias com crianças que devem ficar atentos a riscos que o jogo pode oferecer, por intermédio de grande cautela para com a classificação indicativa de cada produto, para que assim se possa chegar a uma solução saudável para o problema. ve