Materiais:
Enviada em: 21/09/2017

A Revolução Industrial, no século XVIII, alterou o modo de viver em escala global. Esse período marca o surgimento de máquinas que substituíram a produção manual e de energia elétrica, capaz de proporcional maior aproveitamento do tempo. Já no século XXI, faz-se presente a Revolução Informacional, era conhecida pela abundância de computadores e vídeo games. Nesse contexto, é necessário discutir acerca dos efeitos das novas tecnologias na vida da sociedade.    A princípio, vale pontuar que todas as inovações tecnológicas contribuem para o desenvolvimento da população. Uma prova de que é possível obter benefícios das novas tecnologias está na pesquisa divulgada pelo Jornal O Globo, a qual aponta o uso adequado de jogos eletrônicos como estimulantes para o aprendizado. Dessa maneira, nota-se que o antigo paradigma sobre os jogos serem maléficos para o desenvolvimento cognitivo são errôneos. Assim, tendo em vista o lado positivo citado, é preciso uma associação entre processos pedagógicos e novas mídias, visando estimular o conhecimento através de atividades lúdicas.   Ademais, convém ressaltar que só é possível obter vantagens de jogos eletrônicos se utilizados de forma correta. Comprova-se que é necessário um tempo máximo de exposição a mídias eletrônicas – cerca de três horas semanais -, através do resultado obtido pela Academia Americana de Pediatras, o qual apontou o uso exagerado de equipamentos eletrônicos como responsáveis por sintomas de ansiedade, insônia e obesidade, causados pela obsessão de "vencer" as missões propostas pelos jogos. Desse modo, percebe-se que para evitar prejuízos físicos e psicológicos, é preciso que o limite estabelecido seja cumprido, garantindo diversão e desenvolvimento intelectual.     Logo, é indubitável que haja equilíbrio entre o uso de novas tecnologias e tempo dedicado a elas. Para isso, é imperativo que o Poder Público Federal atue, fornecendo, através de maior destinação de impostos arrecadados pela Receita Federal, verba para a completa implementação nacional de computadores e vídeos em escolas públicas, permitindo que professores estimulem o aprendizado de maneira coletiva e divertida. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação, em parcerias com rede escolar estadual, desenvolva campanhas de estímulo ao uso controlado de jogos eletrônicos, por meio de debates coletivos dos malefícios causados pelo uso excessivo de tais produtos, conscientizando os alunos da importância de manter proporcionalidade entre diversão e bem estar. Ainda, é fundamental que a mídia, em associação a ONG’S, divulgue, por intermédio de propagandas, medidas que auxiliem os responsáveis no controle do tempo gasto pelos filhos nas mídias eletrônicas, contribuindo para evitar problemas no progresso de desenvolvimento.