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Enviada em: 21/09/2017

Com a evolução das tecnologias digitais e com o aprimoramento dos serviços de conexão com a internet, jogos eletrônicos passaram, cada vez mais, a se tornar a principal ferramenta de entretenimento para muitos jovens dos dias atuais. entretanto, apesar de proporcionar essa nova forma de diversão, os games, de forma persuasiva, contribuíram para a construção de uma geração de verdadeiros "zumbis digitais". Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências dessa problemática para a nossa sociedade.       Em 2014, na Russia, um adolescente de 14 anos faleceu após jogar, incansavelmente, por quase 80 hora consecutivas. Nesse sentido, nota-se que os efeitos ocasionados pelo uso excessivo, irregular ou inadequado dos jogos digitais consegue desequilibrar o funcionamento saudável dos sistemas fisiológicos, que por sua vez, promovem o surgimento de doenças graves e problemas de âmbito psicológico. Com isso, torna-se importante os jovens procurarem manter hábitos salubres como a pratica de exercícios físicos e a alimentação em horários equilibrados, para evitar futuros problemas.       Além disso, é importante pontuar os efeitos sociais promovidos pelo uso desenfreado dos jogos digitais. Segundo estatística levantadas pelo portal G1, 6 em cada 10 jovens que passam mais de 20 horas semanais em frente aos monitores e televisores, jogando, têm o seu desempenho escolar prejudicado, visto que, o cansaço, a indisposição, além da vontade incontrolável de voltar a vencer novas partidas desencadeiam problemas como a falta de concentração e a hiperatividade. Dessa forma, os objetivos acadêmicos e profissionais desse sujeito, tornam-se, evidentemente, comprometidos.       Fica claro, portanto, que os jogos digitais passaram a fazer parte do cotidiano do tecido social juvenil, e que o seu uso descontrolado afeta não só a saúde, mas também a vida social dessas pessoas. Nesse contexto, as famílias, junto às escolas, devem educar, precocemente, suas crianças, ensinando-as a gerenciar, de forma responsável, o tempo destinado as suas atividades do dia-a-dia, para inibir atitudes e ações desequilibradas como o uso desenfreado dos jogos eletrônicos. Assim, conseguiremos, de forma profilática, reduzir a formação de zumbis digitais.