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Enviada em: 02/11/2018

Segundo o sociólogo Guy Debord, '' As relações sociais são mediadas por imagens'' , essa máxima se contextualiza com o cenário atual onde a imagem é contemplada não só na televisão, mas nas redes sociais como Instagram e Facebook, formando um grande palco de exibicionismo e autoafirmação. Nesse contexto de exteriorização, há dois fatores que não devem ser ignorados, a criação de padrões estéticos de beleza e um sentimento de pretensiosidade e narcisismo nas relações sociais, que exclui e oprime quem não dispõe de tais atributos estéticos.       Em primeira análise, cabe pontuar que apesar do conceito de beleza ser algo subjetivo, a indústria cultural produziu estereótipos que estão arraigados na sociedade, comprava-se isso na exibição de corpos magros e bem definidos em comerciais de roupas, produtos de beleza e alimentícios, também em alguns filmes nos quais a personagem principal é  a mais estimada por possuir características físicas ditadas como atraentes e resumindo o significado de sua existência à elas. Dessa forma, percebe-se a formação de um grande espetáculo midiático presunçoso e superficial.          Ademais, convém frisar que as redes sociais se tornaram para muitas pessoas, potentes plataformas de exibição da aparência e elevação do ego através das curtidas nas fotos publicadas de maneira fugaz , e simultaneamente causando uma ''competição de beleza'' nas redes. Entretanto, pessoas fragilizadas pelo narcisismo alheio, por não se encaixarem nos padrões, desenvolvem comportamentos autodestrutivos e baixa autoestima.     Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que esses padrões de beleza sejam quebrados a fim de deixar as pessoas livres para existir sendo quem elas são de verdade. Isso pode ser realizado pela mídia , criando um conteúdo publicitário mais diversificado e representativo, como propagandas, além disso, grupos sociais que promovam palestras de respeito às diferenças é de grande ajuda  na afirmação da  liberdade na construção das relações sociais.