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Enviada em: 20/05/2019

Após o Fim da Guerra Fria,em 1990, e o estabelecimento do capitalismo em praticamente todo mundo,as empresas utilizam cada vez mais os dispositivos midiáticos a fim de vender seus produtos de maneira direcionada e em larga escala.No entanto,o incentivo ao consumo levou as pessoas a serem moldadas por esteriótipos voltados à aparência,criando paradigmas paralelamente.Logo,cabe a análise acerca de causa,consequência e possível solução da problemática.  Mormente,é importante ressaltar os fatores que possibilitaram o aumento desse processo de exposição do corpo.Por volta dos anos 50,por exemplo,a atriz e modelo Marilyn Monroe foi uma forte referência da televisão, a fim de estimular o público feminino à mudanças estéticas como forma de atingir a ascensão da "felicidade".Dessa forma,a mídia estabeleceu uma ideia ilusória do "corpo perfeito", e por conseguinte,os efeitos desse marco cultural persiste intrinsecamente nos dias atuais.    Ademais,cabe destacar que o consumismo teve um forte efeito na contemporaneidade.A priori, tem-se a teoria de sociedade do consumo proposto por Zygmunt Bauman,na qual as relações econômicas e sociais é característica da modernidade líquida vivida no século XXI.Segundo tal pensador,essa solidez se deve pelas constantes mudanças nos hábitos e costumes dos indivíduos ,e não obstante da atualidade, a busca pela aceitação fez com que as pessoas esquecessem dos valores morais e buscassem pelo o que é melhor ofertado no mercado.Assim,tornar o ambiente homogêneo e facilmente atingível é um forte perfil da indústria cultural e não há duvidas de que o controle estatal seria de forte relevância.    Em suma,medidas são necessárias a fim de mitigar o culto à aparência.Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura(MEC) crie,por meio de verbas governamentais,campanhas publicitárias nas redes sociais,que detalhem a importância do consumo controlado nessas ferramentas e adivirtam os internautas sobre os perigos da alienação.Além disso,cabe ao Estado sugerir aos usuários das redes buscar sugestões variadas,por meio de cartilhas educacionais distribuídas,mantendo o controle sobre o que é submetido.Somente assim,será possível combater a inobservância de muitos cidadãos com a ideia da busca pelo "corpo perfeito" e,além do mais,estourar a bolha que as novas tecnologias e meios de interligação criaram nos indivíduos do século XXI.