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Enviada em: 10/04/2019

A arte sempre esteve presente na sociedade humana , seja qual for sua forma de representação , desde pinturas rupestres até os mais luxuosos projetos arquitetônicos . Porém , apesar de a liberdade de expressão ser um direito garantido na Constituição Cidadã de 1988 e nos preceitos iluministas , cresce no cidadão contemporâneo o sentimento de que é necessário certa limitação ao meio artístico , e controle do que deve ou não ser representado ao público como arte. Nesse viés , dois aspectos fazem-se relevantes : o enraizado ideal conservador da sociedade e a falha educacional na construção de uma nova ideologia mais respeitosa e consciente .   Primeiramente , a sociedade atual vive em um contexto de transição ideológica , sendo que , ao final do século passado , o Brasil passou , em uma mesma década , por um regime militar opressor e a criação de uma constituição que defendia os direitos da liberdade . Conforme o passar das décadas , os dois ideais , em suma bastante contrários , continuam presentes e afetam a forma como as pessoas se relacionam , e tal embate de ideias , ao invés de acrescentar ao conhecimento , leva à intolerância e opressão das manifestações artísticas e culturais .   Ademais , as escolas , responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e formação sociocultural do cidadão , pecam em promover uma nova ideologia , baseada no respeito ao próximo e sua cultura e liberdade . Assim como o Japão , que mesmo após a derrota na Segunda Guerra Mundial conseguiu se erguer social e economicamente , devido às indústrias de ponta e educação de alto nível , o Brasil , com o devido investimento educacional  , alcançará um patamar elevado no cenário contemporâneo , com uma intensa ascensão sociocultural , e consequentemente , um desenvolvimento mais saudável e contínuo da arte.   Diante dos argumentos supracitados , a mudança faz-se necessária , em prol de uma sociedade mais respeitosa . Por conseguinte , o Ministério da Educação ( MEC) deve promover uma melhor qualidade de ensino e eventos artísticos disponíveis aos estudantes , ao inserir uma carga horário semanal mais significativa da matéria escolar Artes , a fim de promulgar um alastramento mais exuberante do seu significado e do direito de liberdade de expressão , além de campanhas públicas extraclasse voltadas ao teatro , pintura , e qualquer meio artístico , para que os cidadãos ainda em formação compreendam a importância da mesma , ao construir , dessa forma , uma sociedade que dê mais valor à cultura e suas representações .