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Enviada em: 16/05/2019

A arte deveria ser respeitada devido a sua grande importância para a vida da sociedade, já que proporciona por meio dela a expressão das emoções. Todavia o cenário atual frustra esse princípio. Nesse contexto, entende-se que mesmo estando na Constituição Federal que não deve existir censura ou licença contra a liberdade artística, é possível observarmos na sociedade moderna pessoas ainda querendo impor limites no mundo das artes.      Primeiramente, é nítido que a censura religiosa é um das violações a arte que mais crescem no mundo. Razão disso, é que as pessoas colocam suas religiões acima de tudo, até mesmo do direito que temos de nos expressar, não respeitando ele, se for de encontro com o que eles impõem ser o certo. Basta ver, o caso que aconteceu em Paris, em 2015, no qual dois radicais islâmicos descontentes com algumas charges que satirizavam Maomé, promoveram um ataque a sede de jornal Charlie Hebdo, e assassinaram cartunistas e outros funcionários.       Por conseguinte, é possível analisar que essa imposição de limites ao mundo das artes não vem de hoje. Haja vista, que na Ditadura Militar à imprensa alternativa sofreu dura repressão onde músicas e peças teatrais foram censuradas e artistas exilados. Assim podemos ver que o medo se torna o maior motivo para as limitações da criação, devido as pessoas se sentirem inseguras em se expressarem com receio do que pode vir a acontecer com as mesmas. Basta ver, em 2015 a Freemuse organização internacional, registrou 469 casos de censura e ataques contra artistas.        Posto isso, infere-se que é necessária a criação pelo MEC de palestras nas escolas, com profissionais qualificados para explicar a importância das artes para a sociedade, para que à respeitem e deem o seu devido valor. Além disso, o Ministério da Cultura deve promover um incentivo aos artistas, fazendo uma melhor divulgação da arte nos meios de comunicação para valoriza-lá. Dessa forma, não será possível impor limites ao mundo das artes, fazendo com que as pessoas respeitem-no.