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Enviada em: 16/05/2019

No Estado do Piauí encontra-se o Parque Nacional da Serra da Capivara no qual tem o registro das antigas pinturas rupestres, uma das primeiras expressões artística humanas. Nesse sentido, não são eventos exclusivos daquela época, mas que acompanham a sociedade brasileira atualmente nas mais diversas formas - pinturas, músicas e exposições-, além de está imersa nas discussões populares sobre seus limites. Entretanto, a arte é benéfica para a sociedade no que tange a fomentar o senso crítico e não deve receber limites, pois perderá sua essência como tal.    É relevante discutir, primeiramente, a importância de não impor limite a arte. Isso porque, é sinônimo de " Romper Barreiras" seja cultural, conceitual ou até dogmática. Uma prova disso, no início do século XIX, foi a exposição de Anita Malfatti  duramente criticada pelo Monteiro Lobato embasado nos valores sociais da época. Diante disso, vê-se que a exposição dessa importante artista brasileira foi criticada aos moldes do conceito arte vigente no século passado e que já não se aplica atualmente por conta dos esforços de artistas que se dispuseram a utilizar da arte como forma de transpor valores sociais. Logo, é nítido a importância de não impor limites a arte que ajuda a sociedade a se reinventar.    Ademais, convém frisar o beneficio social que a arte trás. Em uma Era a qual predomina a tecnologia e confere aos cidadãos comodismo pela sua praticidade, a arte é um recurso interessante para cativar o senso crítico que não combina com a vida comoda. Nesse sentido, ao invés de impor limites é importante aprender a usa-lá, pois vem sendo questionada e desvalorizada em varias partes da sociedade. Como por exemplo, a falta de importância que os alunos das escolas dão a matéria da arte colocando-a em segundo plano diante das outras supostamente mais relevantes. Diante desse cenário, é necessário utilizar a arte em prol de usufruir de seus benefícios ao invés de impor limites.    Sendo assim, é necessário que o Ministério da Educação ressignifique a matéria de artes nas escolas brasileiras. Para tanto, é crucial a reunião de uma equipe de pedagogos para reformular como essa matéria vem sendo abordada no currículo escolar, implementando modificações como a importância prática na vida do aluno - de maneira análoga a já feita com as ciências naturais que é interligada as várias aplicabilidade do cotidiano - , essa medidas tem a finalidade de formar uma geração que utilize a arte como um recuso benéfico e não como algo cheio de limites.