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Enviada em: 18/03/2018

Através da arte, o homem consegue representar o mais alto nível de expressão de seus sentimentos. Tanto é verdade que, adotado em todo o mundo, o Sistema Harmonizado (SH), que relaciona as mercadorias em ordem crescente, por capítulo, conforme a intervenção do homem, classifica as obras de arte, no capítulo mais alto da tabela. Neste sentido, os limites impostos no mundo da arte hão de estar relacionados não à arte em si, mas tão somente a sua forma de exposição, adequando ao público de acordo com a idade.       Em primeira análise, pesquisa realizada por uma TV norte-americana, em escolas da Síria, à crianças de até 7 anos, constatou que essas crianças somente desenharam paisagens contendo cenas de guerra. devido ao fato delas não conhecerem a paz.       Em segunda análise, no Brasil, há quatro anos, surgiu uma disputa acirrada ente dois grupos rivais: os conservadores contra os progressistas. Por um lado os conservadores acusam aos progressistas de usarem a arte como pano de fundo a fim de divulgarem suas idéias. Por outro lado, os progressistas alegam que a arte exerce o papel de permitir novas idéias e que para isto, é preciso explorar o inexplorado do conhecimento.               Por último, crianças e adolescentes não estão psicologicamente maduros para diferenciarem ficção de realidade, podendo interpretar equivocadamente uma obra de arte.       Destarte, é imprescindível uma sinergia entre a escola, a família, bem como o papel do governo a fim de determinar e fiscalizar os limites impostos a exposição das artes, adequadamente a crianças e adolescentes, a fim de que arte em si seja exercida em sua plenitude.