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Enviada em: 15/04/2018

A obra Noite na Taverna de Álvares de Azevedo retrata estórias contadas sobre necrofilia, incesto, homicídios e outras situações usadas para explicar o conflito entre o eu e o mundo das personagens. Apesar do manifestado pelo autor ser uma representação e não o real, a abordagem pode ofender valores de uma sociedade ou criar uma relação de reconhecimento.          Segundo o filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, a mudança é real. Consoante a isso, significa dizer que as coisas, pessoas, como também a arte, vêm se modificando ao longo do tempo, como as Vanguardas Europeias que romperam com a percepção de arte no início do século XX. Entretanto, a expressão cultural  dessa mobilidade nem sempre é discutida ou pensada para todos os públicos. Haja vista o pensamento de censura  aos movimentos não aceitos são feitos sem levar em consideração interpretação dos próprios artistas .      A exposição do Santander como a do Museu de Arte Moderna vilipendiou os valores da sociedade brasileira e foi repudiada por organizações liberais.  É possível compreender os preceitos que a arte comunica e, ainda assim, não os aceitar. Nesse caso, o mais importante para educação é o debate moral como no plano político, podendo contestá-la, mas de forma que o direito manifestado através da arte seja garantido, tal qual se justifica pela Constituição Federal.       Portanto medidas são necessárias para solucionar esse problema. Cabe as entidades envolvidas nesse viés cultural (mídias, teatros, museus, etc) recomendar a faixa etária e informações sobre do que se trata a apresentação deixando livre a opção de público escolher em qual evento quer ou não ingressar. Para  tanto as instituições de ensino deve trabalhar com afinco os diferentes tipos de arte, desde as escolas literárias a exposições controversas e questionáveis, a fim de que o contato da arte seja visto sem julgamentos estéticos ou morais de modo a informar aos alunos as diversas formas de manifestação cultural.