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Enviada em: 24/03/2018

Foi durante a ditadura militar, no Brasil, que a população viu os danos que causa a falta de liberdade de expressão, elemento que é fundamental para por fim em regimes totalitários. Porém, após conquistar-se a liberdade de pensamento, surge a questão do que pode ser considerado ofensivo. Assim, nesse contexto, deve-se analisar como a falta de empatia na sociedade atual e a falta de uma educação voltada à cidadania dificultam o acesso a um estado tolerante e respeitoso socialmente.  O exacerbado individualismo ,ou seja, a dificuldade em se colocar no lugar do outro é o principal responsável para aquisição de práticas intolerantes pelo indivíduo. Isso acontece porque, na pós-modernidade as pessoas buscam não se envolverem nas relações interpessoais ,conforme explicou o Zygmunt Bauman, em "Amor líquido".Com isso, em decorrência dessa fragilidade dos laços afetivos,a falta de alteridade é potencializada e muitos acabam por não se preocuparem com atitudes indevidas, como ocorre em discursos de ódio nas redes sociais , por exemplo.  Além disso, a falta educação voltada ao reconhecimento da conjuntura atual é outro elemento que agrava o discernimento daquilo que pode ser desrespeitoso.Dessa forma,o ensino brasileiro é contrário ao que defendeu Paulo Freire, na obra "Pedagogia do oprimido",isto é,uma educação crítica, conscientizadora e voltada aos direitos humanos e a cidadania. Assim, esse individuo que não possui uma tendencia para o bem, segundo a teoria machadiana, não recebe o devido direcionamento para se expressar de forma conveniente e polida.  Portanto, a liberdade de expressão é uma realidade no país,mas,deve ser usada com cuidado.Em razão disso,o Ministério da educação,em parceria com as escolas,deve incluir,desde o ensino básico,a disciplina de ética e cidadania no currículo escolar, essas aulas seriam ministradas por professores da área com material didático disponibilizado pelo MEC.Para que,assim,pudesse descontruir o individualismo enraizado na sociedade pós-moderna,e também desenvolver o senso crítico e conscientizador.