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Enviada em: 27/06/2018

Desde a Revolução Industrial, que ocorreu no Brasil entre o fim do século XIX e início do século XX, o desenvolvimento tecnológico intensificou-se significativamente e as mídias sociais passaram a influenciar cada vez mais no comportamento das pessoas. Com isso, ideais de beleza foram definidos e propagados por todo o mundo e encaixar-se em um padrão estético, tornou-se necessidade de todo ser social.       Segundo sociólogo Zygmunt Bauman: "Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte". Analisando o pensamento da Bauman e relacionando-o a sociedade atual, é indiscutível que a tentativa de alcançar os padrões estéticos passou a ser considerada prioridade para todo indivíduo, que influenciado por uma sociedade midiática, ultrapassa os limites da estética e coloca em risco a sua saúde. A cantora e compositora Demi Lovato tornou-se uma vítima dos padrões estéticos, ao relatar que desenvolveu transtornos alimentares graves, como bulimia e anorexia, devido a busca incansável pela magreza excessiva, difundida como molde físico em todas as redes e ambientes sociais.       De acordo com estudos feitos pela Secretaria de Estado da Saúde, na cidade de São Paulo, 77% das adolescentes apresentam propensão ao desenvolvimento de algum distúrbio alimentar. Tal fato evidencia a imposição de um padrão de beleza e que os jovens, desde muito cedo, são influenciados a buscar esses padrões, na tentativa de ser aceito perante a sociedade - maior responsável pelos problemas de saúde relacionados a busca compulsiva pelos padrões.       Portanto, na tentativa de garantir que todo ser social seja aceito, a mídia é agente fundamental, através de campanhas publicitárias que incentivem o respeito a alteridade e mostrem os diversos perfis de beleza, sem a imposição da mulher e homem magro como sinônimo do corpo perfeito. E por fim, a escola também tem papel importante, por meio de palestras que incentivem a aceitação e o respeito ao próprio corpo, colocando a saúde acima de todo padrão imposto pela sociedade.