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Enviada em: 07/10/2017

"O homem nada mais é do que seu projeto". A frase do filósofo Sartre evidencia o fato de que as atitudes e escolhas humanas constituem sua existência. Diante disso, percebe-se que a constante busca pelo corpo perfeito tem se tornado o projeto de vida de muitas pessoas. Tal fato demonstra a limitação do conceito de existência, em virtude da banalização da vida humana e da inversão de valores, decorrentes da supervalorização do corpo perfeito em detrimento da saúde, indicando que há limites entre essa e a estética que precisam ser bem determinados.      Desde a Antiguidade, na Grécia Antiga, o corpo detinha uma designação especial. Através das figuras de Narciso e Afrodite, procurava-se atribuir ao corpo perfeito, os conceitos de belo e de saúde para a alma. Dessa forma, eram construídas as primeiras noções do que representava o corpo perfeito e da necessidade de tê-lo para ser feliz. Com o passar do tempo, esse conceito foi sendo padronizado nas sociedades que tinham o capitalismo como sistema econômico e colocado em prática, relegando a segundo plano o real valor da saúde.        Nesse contexto, o empreendedorismo empresarial percebe que o lucro, que pode ser obtido com a popularização desse conceito, é inestimável. Sendo assim, surgem centros de cirurgia plástica, agências de modelo, academias e uma produção insdiscriminada de anabolizantes, cujo alvo maior são os vigorexos. A vigorexia é um dos transtornos ocasionados pelo culto exacerbado ao corpo perfeito e é caracterizada pela prática excessiva de exercícios físicos. Portanto, fica claro que as consequências deflagradas pelo culto ao corpo perfeito colocam em risco a integridade física e psicológica da pessoa e precicam ser discernidas.     A fim de promover esse discernimento entre estética e saúde, é necessário que haja uma desconstrução de estereótipos. Para tanto, é de suma importância que organizações não governamentais atuem pressionando uma mudança de postura das mídias no que tange à representação da beleza, mostrando todas suas variedades sem estabelecer um padrão. Além disso, a família, em parceria com a escola, deve resgatar um conceito antigo, mas de tamanha importância, que diz que o corpo e a mente precisam estar sãos concomitantemente, reiterando a urgência de se estabelecerem limites. Ademais, agências de modelo podem alterar o critério de seleção das suas modelos, escolhendo as com maior massa corporal, com o intuito de descontruir estereótipos.