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Enviada em: 18/06/2018

Relativo ao lixo e cidadania, é possível afirmar que a geração atual é o reflexo dos hábitos de consumo advindos das consecutivas Revoluções Industriais aliados à falta de educação ambiental desde a mais tenra idade. Nesse contexto, nota-se a ausência total ou parcial do Poder Público na execução de propostas a favor de reverter essa situação tão pertinente do século XXI.        Devido à postural da mídia em disceminar a ideia de que quem mais compra e consome é o mais prestigiado na sociedade, há uma propagação da cultura consumista, elevando, dessa maneira, a quantidade de resíduos sólidos gerados por pessoa. Nessa conjuntura, pode-se perceber que o capitalismo comercial se utiliza dos meios de comunicação, tais como: TV e internet para multiplicar a doutrina de compra demasiada. Logo, é evidente que a esfera social com um comportamento analítico fraco fica à mercê do capitalismo exacerbado.        Outrossim, é sabido que o sistema educacional brasileiro é falho. Nesse viés, a educação ambiental, lacuna primordial para o indivíduo alerta-se e aprender a dizer não às especulações bombardeadas a todos instantes, tanto em comerciais, quanto em cartazes ao longo das avenidas, é deixada para trás nas matrizes de ensino. Não obstante, nem sempre os consumidores que compram podem arcar com as dívidas feitas. Seguindo essa linha de raciocínio, cria-se indivíduos frustrados e abalados psicologicamente por não acompanharem a mudança do mercado consumidor.      Pode-se identificar, portanto,  que a problemática do lixo possui raízes históricas e é característica de uma sociedade descuidada para com a geração futura. Para que a diminuição de resíduos seja possível, é necessário que algumas medidas sejam tomadas. Assim, cabe ao Governo Federal fazer parceria com ONGs ambientais, em que elas possam transmitir ensinamentos em rede aberta de comunicação sobre a importância de reutilizar itens. Somado a isso, que o Ministério da Educação implemente nas instituições de ensino aulas de caráter teórico e prático, voltadas à disciplina ambiental, a fim de que as crianças já comecem a ter um pensamento crítico desde cedo.