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Enviada em: 05/07/2018

A Revolução Industrial do século XIX proporcionou a dinamização do capitalismo e o crescimento do consumismo. Consequentemente, o excesso de consumo acarretou o aumento da produção de lixo, ocasionando o desafio quanto ao seu descarte correto. No Brasil, essa questão ainda é um problema, visto que o descarte inadequado acarreta problemas graves para a sociedade. Portanto, faz,se necessária a criação de medidas que resolvam a problemática do lixo no país.         É evidente que a falta de acesso à coleta seletiva é um agravante da situação. Devido à extensão territorial, o Brasil, de acordo com a revista Época, possui 170 milhões de pessoas que não têm acesso à pratica da reciclagem, o que equivale a 85% da população. Desse modo, a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS, que estabelece a distinção entre resíduos recicláveis e rejeitos, não é efetivamente cumprida por não ter alcance em todo país, o que corrobora no descarte inadequado do lixo.         Somado a isso, a obsolescência programada dos produtos gera mais resíduos. Os eletrônicos saem das fábricas programados propositalmente para que se tornem não-funcionais com objetivo de forçar o consumidor a comprar um novo produto, assim descartando o antigo. Dados da RSRecicla mostram que o brasileiro é o povo que mais abandona lixo eletrônico ''per capta'' no mundo, cerca de 0,5kg por pessoa, levando ao excesso de entulhos que, na maioria das vezes, são descartados de maneira inadequada, o que gera a poluição do solo, dos rios e dos lençóis freáticos.          Fica claro, pois, que a destinação do lixo é um entrave que precisa ser combatida no país. Assim, para tentar amenizar o problema, é necessário que o Governo, por meio da efetivação da lei PNRS, possibilite a disponibilização de mais agentes de coleta seletiva, a fim de disseminar essa ideia localmente fazendo-a se espalhar por todo território, objetivando a construção de uma sociedade mais informada e interligada. Além disso, cabe à escola ensinar aos alunos a correta destinação dos lixos, através de palestras e de aulas temáticas, objetivando a formação de cidadãos conscientes. Ademais, a mídia fica responsável por levar o conhecimento da coleta seletiva para a população, através de propagandas, de campanhas publicitárias e de programas voltados para o reaproveitamento de objetos, a fim de reduzir o descarte de lixo através do uso da reciclagem.