Envie sua redação para correção
    Refletir sobre o lixo e cidadania apresenta-se como relevante necessidade à sociedade brasileira. Impera, nesse contexto, analisar que a alta produção do lixo só aumenta com o passar dos anos, visto que há uma cultura do consumismo e do desperdício que precisa ser cessada. Desse modo, é preciso entender suas verdadeiras causas para solucionar o problema.
      Atentando-se para a característica da generalidade do fato social de Durkheim, entende-se que propagação de tendências individuais interfere na sociedade com um todo. Logo, ao verificar os casos de acumulo de lixo nas cidades brasileiras, nota-se que a maioria dos cidadãos são consumistas em excesso, por exemplo, ocorre a obsolescência programada, no qual o aparelho celular já sai da loja programado para durar entre 8 meses a 1 ano ou o mercado consumidor já lança outro aparelho mais avançado para atrair os clientes.
      Outro ponto importante, nessa discussão, é acerca das problemáticas causadas com o acumulo de lixo. Observa-se que o solo é bastante prejudicado, devido as contaminações dos restos de resíduos descartados incorretamente. Vale ressaltar também, as doenças transmitidas, por exemplo, a dengue, problemas respiratórios, já que o lixo é jogado nas ruas e as chuvas provocam essas situações, principalmente em áreas mais carentes, no qual carece de infraestrutura para o descarte dos lixos.
      Intervir nas necessidades de diminuir o acumulo de lixo é, portanto, indispensável para promover as transformações sociais requeridas. Nessa perspectiva, é preciso que as Prefeituras Municipais invistam na coleta de lixos, distribuindo melhor os caminhões em cada bairro, também é de grande importância que as escolas divulguem através de palestras as formas e o que deve ser feito para preservar o mundo.