Envie sua redação para correção
    Lixo é todo e qualquer material considerado inútil ou sem valor, gerado pela atividade humana, o qual precisa ser eliminado. Sabe-se que o aumento significativo da população nas cidades brasileiras geram vários problemas ambientais, sendo um deles o lixo urbano. Além de causarem à poluição visual e mau cheiro, provocam também grandes quantidades de lixos nas ruas e vários problemas ao meio ambiente.
     Em primeira análise, vale ressaltar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, a quantidade de lixo cresce, pois, consumo significa mais lixo, por isso, é um grande problema no contexto atual, já que a questão do lixo está diretamente ligada ao modo que vivemos, visto que, muitas vezes adquirimos algo que não são necessárias e tudo que consumimos produz impacto.
     Ademais, é comum em bairros não assistidos pelos serviços de coleta de lixo, que depósitos de resíduos sejam feitos em locais impróprios, como encostas, rios e córregos. A população desses bairros negligência os sérios problemas que podem causar ao meio ambiente e ao homem, como a dispersão de insetos e pequenos animais (moscas, baratas, ratos), hospedeiros de doenças como dengue e leptospirose. Além disso, segundo o Ministério do Meio Ambiente as enchentes, são causadas, geralmente, pelo entupimento de bueiros, por sacolas plásticas e produtos industriais, ou seja, o descarte inadequado do lixo provoca enchentes e estrago na paisagem.
     Portanto, de acordo com Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, é dever do estado conscientizar da importância de consumir o necessário e fazer a seleção do lixo em casa, com intuito de diminuir o lixo e organizá-lo para ser reciclado. É necessário que o governo juntamente com a mídia, invista em campanhas publicitárias, que incentivem e, principalmente, ensinem a sociedade a lidar com o lixo de forma sustentável. Outrossim, é preciso inserir nas escolas aulas e palestras sobre a importância da reciclagem, e como ser um consumidor consciente. Dessa forma as crianças e adolescentes aprendem desde cedo que é importante respeitar e cuidar do meio ambiente.