Envie sua redação para correção
    Mover a si mesmo
      O sistema de trocas, a primeira forma de comércio, surgiu na Antiguidade devido à necessidade de diversificar os produtos, antes tidos para a subsistência. Contudo, para garantir a produtividade, cada família era encarregada de produzir um item somente, o que acarretava a estocagem e, consequentemente, a produção de lixo. Logo, essa política continuou se desenvolvendo ao longo dos anos, mas, fatores como a obsolescência programada e a falta de credibilidade de que ações individuais conseguem alterar o âmbito global contribuíram para uma política não-sustentável e a sua negligência.
      Em primeiro plano, uma ideia desenvolvida nos anos 1920, a obsolescência programada, permanece vigente na atualidade. Esse conceito pode ser definido pela atribuição de uma data de validade a determinados produtos, estimulando a compra de um mesmo aparelho após o término daquele prazo. No entanto, o acúmulo de lixo torna-se uma realidade no cotidiano da população, e por ser visto como algo natural, além de estimulado pelo sistema capitalista em questão, o seu descarte é desvalorizado. Assim, rompendo com a noção de cidadania pela falta de cuidado com o bem comum.
      Em outra análise, a importância da individualidade para reflexos globais não é valorizada, mas ela pode alterar esse cenário. De acordo com o filósofo Platão: "tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo". Tomando o pensamento como base, a questão do lixo é fruto de acúmulos individuais, portanto, um maior engajamento por parte de cada um se faz necessário. Assim, ao promover a conscientização da população e o desenvolvimento sustentável, a ação local será estimulada pelo pensamento global.
      Torna-se evidente, portanto, que os ideais capitalistas e a falta de ações conscientes são agravantes do acúmulo de resíduos no mundo. Visto que o meio ambiente é influenciado por tal negligência, o Governo Federal junto ao Ministério da Educação deve realizar ações educativas nas escolas por meio de palestras a respeito dos impactos do acúmulo de lixo na natureza e na sociedade. Além disso, deve promover campanhas de coleta, ensinando a correta forma de despejo e a política de "reduzir, reutilizar e reciclar", visando a adotar o desenvolvimento sustentável. Assim, o pensamento de Platão será adotado, o que pode alterar o âmbito global através de atitudes individuais.