Envie sua redação para correção
    No filme "Xuxinha e Guto Contra os Monstros Espaciais", alienígenas comedores de lixo, decidem invadir a Terra ao saber que a mesma está cada vez mais poluída. Apesar de ser uma animação, relata-se um problema real e existente no Brasil, que é a geração exacerbada do lixo. Nesse contexto, deve-se analisar como a falta de exercício da cidadania, e a má gestão do lixo influenciam na problemática em questão.
     A falta de exercício da cidadania é um dos principais problemas para a geração exacerbada do lixo. Uma vez que grande parte da população descarta os seus detritos em locais incorretos, ocasionando assim a poluição de rios, mares e do solo, estabelecendo prejuízos aos ecossistemas. Isso ocorre porque, de acordo com o sociólogo Bauman, na pós-modernidade é dominante a falta de alteridade dos indivíduos para com toda sociedade e o meio ambiente. 
    Além disso, a má gestão do lixo já existente torna tudo mais alarmante. E isso ocorre, devido ao baixo investimento em tecnologia e disseminação da informação. A Suécia é um exemplo de país que investiu em tecnologia e conseguiu gerar energia e lucro a partir dos seus resíduos. Já no Brasil, a má administração traz transtornos como lixões a céu aberto, ocasionando problemas de saneamento básico, que além de poluir o solo, dissemina doenças que acomete a sociedade. 
     Portanto, para combater tal problemática, a Mídia em parceria com as Escolas deve criar propagandas sobre os impactos do lixo em toda sociedade, falar sobre sustentabilidade e meio ambiente, e incentivar a aplicação dos 3Rs ( Reduzir, Reciclar e Reutilizar), a fim de que a desinformação não impeça os indivíduos de exercerem seus direitos e deveres de cidadão. E é imprescindível que o Governo Federal invista em tecnologia e cobre dos Governos Estaduais maior atenção em relação ao tratamento adequado do lixo, para que haja um progresso em toda sociedade e os monstros comedores de lixo não vejam o Brasil como fonte de alimento, mas sim como um país "repugnantemente" limpo.