Envie sua redação para correção
    O filme Wall-e, da Disney Pixar, faz uma profunda reflexão sobre o descarte descontrolado do lixo na Terra e suas consequências futuras. A partir disso, nota-se que as pessoas têm direitos e deveres a cumprir, a fim de que o meio ambiente seja preservado e o lixo não cause tantos danos ao planeta. Por isso, cabe aos cidadãos, coletiva ou individualmente, refletir sobre as influências globais do mau descarte dos resíduos sólidos e agir, localmente, para melhorar essa realidade.
          Dessa forma, os indivíduos devem repensar suas atitudes de consumo e de fiscalização, em favor das causas ambientais. Segundo Sartre, o homem é livre e, portanto, responsável por suas escolhas. Seguindo esse pensamento, o consumo excessivo realizado pela sociedade e a fiscalização dos cidadãos sobre o cumprimento das leis ambientais é reversível e opcional, respectivamente, os quais necessitam de conscientização e ação imediata dos homens para serem concretizadas.
         Além disso, o Estado e a sociedade civil têm obrigações socioambientais em relação ao destino do lixo. Isso se explica pela enorme poluição advinda dessa problemática em solos, ambientes aquáticos e na atmosfera, e o consequente desequilíbrio ecológico, que afeta todo o globo. Com isso, medidas como coleta seletiva, reciclagem, construção de aterros sanitários e uma durabilidade maior dos produtos seriam essenciais para esse propósito, contudo governos, empresas, entre outras esferas da sociedade, distanciam-se muitas vezes dessas propostas e ficam inertes mediante a situação.
          Logo, observa-se que o lixo é uma questão de cidadania, pois é necessário pensar globalmente e agir localmente para reverter esse quadro de inércia no presente e incertezas sobre o futuro. Cabe ao Indivíduo, consumir de uma forma mais sustentável, analisando a real necessidade de adquirir novos bens. Ademais, o Estado e as Empresas devem destinar o lixo, após uma coleta seletiva, para um processo de reciclagem ou para o aterro sanitário. Assim, o lixo deixaria de ser um problema tão ameaçador.